Zubair – o tio do Profeta ﷺ

Zubair – o tio do Profeta ﷺ
Compartilhe

Zubair ibn `Abdul Muttalib, o tio do Profeta ﷺ

As muitas das fontes da tradição (sirah, hadith e literatura biográfica) têm muito pouco a dizer sobre esta importante figura do período da jahiliyya – pré-islâmico. Isso ocorre porque ele era um dos muitos tios do Profeta ﷺ e porque ele não parecia desempenhar um papel tão importante na vida do Profeta ﷺ como alguns de seus irmãos, como Abu Talib, Abu Lahab, Abbas e Hamza. Contudo, o que os estudiosos mencionaram é suficiente para nos dar uma breve compreensão de quem ele era e o que fez.

Um breve esboço

Zubair foi um dos filhos mais velhos de Abd al-Muttalib (avô do Profeta ﷺ), Zubair serviu como um dos líderes de Bani Hashim. Ele liderou seu clã na Guerra Fijar (sacrilégio), assim chamada porque os combates de guerra continuaram a guerrear durante os meses sagrados. Ele também participou da Hilf al-Fudul (Aliança da Virtude), na qual os líderes de Makkah concordaram em estabelecer em seu território princípios de justiça que transcendessem as lealdades tribais. Sobre este pacto, o Profeta ﷺ diria mais tarde que se pudesse, ele também teria aderido àquilo, indicando que era consistente com os princípios do Islam. Além de seu caráter nobre, Zubair era conhecido por sua poesia, e vários de seus poemas sobreviveram até hoje.

O seu Relacionamento com o Profeta ﷺ

Quanto à associação de Zubair com o Profeta ﷺ , muito poucos incidentes de interação são mencionados explicitamente, além de uma viagem que fizeram juntos ao Iêmen. Sabemos, no entanto, que o Profeta ﷺ esteve vivo durante grande parte da vida de Zubair, então os dois provavelmente se conheciam muito bem. Isto levanta uma questão importante: se Zubair era mais velho que Abu Talib e esteve vivo durante toda a juventude do Profeta, por que Abu Talib, e não ele, assumiu a custódia do Profeta ﷺ?

No seu trabalho sobre os companheiros do Profeta, ‘Izz al-Din ibn al-Athir discute esta questão em detalhe. Ele menciona que depois da morte de Abd al-Muttalib, que assumiu a guarda do Profeta ﷺ após a morte de seus pais, a custódia teria que ir para Zubair ou Abu Talib. Ibn al-Athir então menciona várias narrações sobre como o assunto foi resolvido:

  1. Zubair e Abu Talib tiraram a sorte para ver quem ficaria com a custódia,
  2. O Profeta ﷺ escolheu ficar com Abu Talib, que era mais gentil que Zubair, e
  3. Abd al-Muttalib, antes de sua morte, escolheu especificamente Abu Talib para a tarefa [Usd al-Ghaba fi Ma’rifat al-Sahaba].

No entanto, uma quarta narração, mencionada por Muhammad al-Zarqani, menciona que a custódia foi compartilhada entre os dois, mas que Abu Talib é mencionado com mais frequência do que Zubair como o guardião do Profeta porque ele viveu mais que Zubair, que “não viveu para ver a era do Islam” [Sharh al-Mawahib al-Ladunniyah].

Ele viveu para ver a profecia?

Com base na citação de al-Zarqani acima, é portanto verdade que Zubair faleceu antes de Muhammad ﷺ receber a revelação. Isto é apoiado por outras fontes, que afirmam que apenas quatro dos tios do Profeta viveram para ver a Profecia: Abu Talib, Abu Lahab, Abbas e Hamza [Ibn al-Qayyim, Zad al-Ma’ad; al-Salihi, Subul al-Huda wa al-Rashad; al-Tabari, Dhakair al-Uqba].

Uma segunda opinião, mencionada pelos historiadores al-Baladhuri e al-Wazir al-Maghribi, é que Zubair morreu durante o período da revelação. Contudo, considera-se esta opinião mais fraca; afinal, se uma figura tão importante na política tribal de Makkah tivesse testemunhado os primeiros apelos do Profeta ﷺ ao Islam, as suas reações e posições teriam sido registadas na literatura histórica. Em vez disso, descobrimos que as narrações que descrevem esse período se concentram nos outros tios do Profeta ﷺ. Isto indica que na época da revelação do Alcorão, Zubair ibn Abd al-Muttalib já havia falecido.

Em relação ao período de sua morte especificamente, nenhuma data exata é fornecida. O historiador muçulmano al-Baladhuri menciona que Zubair morreu quando o Profeta ﷺ tinha trinta e poucos anos. Sabemos, pelo menos, que o Profeta tinha vinte e poucos anos durante o Hilf al-Fudul, por isso não é possível que Zubair tenha morrido antes disso. Isto significa que ele deve ter falecido em algum momento entre os anos 590-610 dC. E Allah sabe mais.

Leia também sobre os outros familiares de Muhammad ﷺ: clique aqui

Fonte, texto adaptado pela tradutora: Seekers Guidance


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *