Zainab Bint Jahsh – a 8° esposa do Profeta ﷺ

Zainab Bint Jahsh – a 8° esposa do Profeta ﷺ
Compartilhe

Nome e linhagem

O nome dela é Zainab, e ela é filha de Jahsh e Rabab. Era prima do Mensageiro de Allah ﷺ. Sua mãe era Ummi Ma’bad, filha de Abd al-Muttalib, que pertencia ao clã Hashim, e ela também era irmã de Hamza ibn Abd al-Muttalib, que Allah esteja satisfeito com ele. Zainab estava entre os primeiros emigrantes muçulmanos (Muhajirat) que abraçaram o Islam e migraram por causa de sua fé.

Seu casamento com Zaid

O profeta Muhammad ﷺ propôs o casamento de sua prima Zainab bint Jahsh com seu escravo liberto Zaid ibn Harithah. Zainab inicialmente recusou esta proposta porque ela se considerava de linhagem superior a Zaid.

Então Allah, o Altíssimo, revelou o versículo:

“E não é admissível a crente algum nem a crente alguma – quando Allah e Seu Mensageiro decretam uma decisão – que a escolha seja deles, por sua própria decisão. E quem desobedece a Allah e a Seu Mensageiro, com efeito, se descaminhará com evidente descaminho.” (Alcorão, 33:36)

Ao tomar conhecimento desta revelação, Zainab concordou com o casamento, e era o plano divino de Allah que esta união acontecesse para uma sabedoria profunda conhecida por Ele.

A História de Seu Casamento com o Profeta

Zaid ibn Harithah veio ao Profeta ﷺ reclamando sobre seus problemas conjugais com Zainab, que Allah esteja satisfeito com ambos. Em resposta, o Profeta o instruiu a manter seu casamento com ela e o aconselhou a reconciliar suas diferenças, em vez de buscar o divórcio.

O Profeta ocultou a ordem de Allah, que era se casar com Zainab após seu divórcio de Zaid. Ele fez isso por preocupação com o que as pessoas poderiam dizer, dado que Zaid havia sido adotado, e Zainab se tornara a esposa de seu filho adotivo aos olhos da sociedade.

Mais tarde, Allah, o Altíssimo, revelou o seguinte versículo:

“E lembra-te, Muhammad, de quando disseste a quem Allah agraciou e tu agraciaste: ‘Retém tua mulher contigo, e teme a Allah’, enquanto escondias em teu âmago o que Allah te estava mostrando, e receavas os homens, enquanto Allah é mais Digno de que O receies. Então, quando Zaid satisfez seu desejo de estar com ela, fizemo-te com ela casar, para que não houvesse, sobre os crentes, constrangimento em relação às mulheres de seus filhos adotivos, quando estes satisfazem seu desejo de estar com elas. E a ordem de Allah deve ser cumprida.” (Alcorão, 33:37)

A intenção por trás do comando de Allah para este casamento era abolir os costumes e regras pré-islâmicos. O casamento de Zainab bint Jahsh com o Profeta ﷺ foi ordenado por Allah e foi baseado em uma clara injunção corânica revelada ao Seu Profeta.

Zainab se orgulhava desse casamento em relação às outras esposas do Profeta. Annas ibn Malik, que Allah esteja satisfeito com ele, narrou: “Ela costumava se gabar para as outras esposas do Profeta, dizendo: ‘Allah me casou nos céus'”.

Regra resultante de seu casamento com o Profeta ﷺ

A regra que surgiu do casamento de Zainab bint Jahsh com o Profeta ﷺ foi a abolição do costume de adoção e sua proibição, que havia sido praticado durante a era pré-islâmica.

O Profeta de Allah ﷺ adotou Zaid ibn Harithah. Allah, o Altíssimo, pretendia anular esse costume da maneira mais enfática possível e usou o casamento do Profeta ﷺ com Zainab como um meio de confirmação. Este casamento serviu como um exemplo poderoso para ressaltar a proibição das práticas de adoção que eram predominantes antes do advento do Islam.

O amor do Profeta por Zainab e o ciúme de suas esposas

O profeta de Allah ﷺ tinha um amor profundo e especial por Zainab, o que às vezes causava ciúmes entre suas outras esposas. Todos os dias, o profeta visitava Zainab e comia mel em sua casa.

Aisha e Hafsa, as mães dos crentes, concordaram uma vez em dizer ao profeta ﷺ que sentiram um odor desagradável dele quando ele as visitou. Quando o fizeram, o profeta explicou que havia consumido apenas mel na casa de Zainab e jurou não o fazer novamente.

Quando o profeta ﷺ evitou o consumo do mel, Allah, o Altíssimo, revelou o versículo:

“Ó Profeta! Porque que proíbes o que Allah tornou lícito para ti? Buscas o agrado de tuas mulheres? E Allah é Perdoador, Misericordiador.” (Alcorão, 66:1)

Allah, neste versículo, gentilmente advertiu Seu nobre Profeta por privar-se de mel devido ao ciúme de suas esposas.

Suas Virtudes

Umm al-Mu’minin Zainab, que Allah esteja satisfeito com ela, possuía inúmeras virtudes, conforme elaborado abaixo:

Generosidade e Caridade:

Zainab era conhecida por seus frequentes atos de caridade e doação. O Profeta de Allah ﷺ testemunhou sua generosidade. É narrado que algumas das esposas do Profeta perguntaram a ele: “Quem dentre nós é a mais virtuosa e generosa?” Ele respondeu: “Aquela dentre vós com a mão mais longa.” Eles então mediram suas mãos usando uma vara, e foi descoberto que Zainab tinha a mão mais longa. Esta medida era simbólica de sua caridade e natureza generosa.

Ganho de sua própria renda:

Zainab era uma artesã habilidosa e ganhava sua própria renda por meio de seu trabalho. Ela era conhecida por seu artesanato em curtimento e bordado. Apesar de sua independência financeira, ela escolheu gastar seus ganhos em causas beneficentes. Aisha, a Mãe dos Crentes, atestou esse fato.

Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela, disse: “Zainab era uma mulher que costumava trabalhar com as mãos, curtindo couro, fazendo artesanato e gastando seus ganhos em prol de Allah, o Poderoso e Majestoso.”

Bom caráter:

Zainab era reconhecida por seu caráter nobre. Ela era verdadeira em seu discurso, mantinha fortes laços familiares e era conhecida por sua piedade e retidão. Aisha, a Mãe dos Crentes, deu testemunho de seu excelente caráter.

Aisha a descreveu, dizendo: “Nunca vi uma mulher melhor em religião do que Zainab. Ela era muito consciente de Allah, falava a verdade, mantinha laços familiares, doava generosamente em caridade e mostrava a máxima humildade na maneira como gastava sua riqueza em nome de Allah”.

A vida de Zainab foi marcada por seu ascetismo em assuntos mundanos e sua ânsia pela Outra Vida. Ela demonstrou uma devoção sincera à sua fé e um forte comprometimento com o bem-estar dos outros.

Sua Morte

Zainab, a Mãe dos Crentes, faleceu no ano 20 Hijri aos 53 anos. Ela foi a primeira das esposas do Profeta Muhammad a falecer após a morte dele. Umar ibn al-Khattab, que Allah esteja satisfeito com ele, era o califa dos muçulmanos naquela época e liderou a oração fúnebre para ela. Ela foi enterrada no cemitério de Al-Baqi em Madinah.

Fonte: Who MUhammad is?

Leia mais sobre as esposas e a família do Profeta Muhammad clicando aqui


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *