Pergunta: Qual a característica de um bom muslim?

Em nome de Allah, o Misericordioso, o Misericordiador. Todos os louvores são para Ele, o Senhor dos Mundos e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Muhammad, seus companheiros e fiéis seguidores. 

Assalamo alaikum wa rahmatullahi wa barakatuh, querida irmã. Agradecemos por sua pergunta e esperamos poder elucidar algo sobre as características de um bom muçulmano.

Um bom irmão muçulmano deve possuir o caráter islâmico, que é aquele que é sadio e reto em termos de seus princípios, fundamentos e etiquetas. Este caráter se baseia na submissão e aderência aos ensinamentos do Islam, assim como na obediência a Allah e Seu Mensageiro.

Um muçulmano com este caráter procura aplicar os ensinamentos do Islam, seguindo o exemplo das primeiras gerações e dos justos dentre as gerações posteriores. A adesão à conduta islâmica de maneira completa inclui: a veracidade, honestidade, castidade, modéstia, boa atitude, bondade para os vizinhos, gratidão e respeito aos pais, prática do bem, incentivo às pessoas na prática do que é certo, evitar prejudicar os outros e demais aspectos da conduta islâmica. Além de todas as condutas que vêm imersas de elevados valores morais, no respeito e amor ao próximo, sejam eles muçulmanos, cristãos, judeus ou demais religiões e credos (até mesmo àqueles que não possuem nenhum credo).

O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Eu só fui enviado para aperfeiçoar boas maneiras e atitudes." Narrado por Ahmad (8729); classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami '(2349).

Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Com efeito, Allah fez mercê aos crentes, quando lhes enviou um Mensageiro (Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) , vindo deles, o qual recita Seus versículos (do Alcorão), para eles, e os dignifica (purifica dos pecados ao seguirem-no), e lhes ensina o Livro (Alcorão) e a Sabedoria (Al-Hikmah, a sabedoria e a Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) (ou seja, seus modos lícitos, afirmações, atos de adoração, etc.)). E, por certo, antes, estavam em evidente descaminho” [Aal ‘Imraan 3:164].

A religião descreve o caráter islâmico verdadeiro e confirma a importância de suas características principais e também discute uma grande parte destas características, seus fundamentos e seu impacto no bem-estar dos indivíduos e comunidades. Assim, uma imagem precisa do verdadeiro Islam e seu impacto na vida das pessoas é, então, apresentada.

Lembre-se sempre do exemplo do nosso amado Profeta Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele, para comparar e identificar o que é ser um bom muçulmano. Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela, disse, a respeito de seu marido, o Mensageiro de Allah: “seu caráter é o Qur’an.” Isso também nos fornece um parâmetro, pois todas as boas características que um muçulmano deve carregar estão presentes nos ensinamento do Alcorão Sagrado.

Agradecemos a sua interação, enviando-nos a sua pergunta e estamos à disposição para quaisquer dúvidas ou comentários futuros. Jazzaki Allahu khairan!

You have no rights to post comments