Sawdah – a 2ª esposa do Profeta ﷺ

Sawdah – a 2ª esposa do Profeta ﷺ
Compartilhe

A sua Linhagem

Sawdah bint Zam’ah ibn Qais ibn Abd Shams al-Amiriyya al-Qurashiyya, sua mãe era Shamus bint Qais ibn Amr da tribo Banu al-Najjar. Ela foi criada na honrada cidade de Makkah até atingir a adolescência. Então, Sakran ibn Amr veio pedi-la em casamento, e seu pai concordou com a proposta. Sakran casou-se com ela e foi um dos primeiros convertidos ao Islam. No entanto, ele faleceu enquanto ela ainda era jovem.

O seu Islam

Sawdah bint Zam’ah e seu marido, Sakran, estavam entre aqueles que responderam ao chamado do Mensageiro de Allah ﷺ ao Islam. Isto aconteceu na honrada cidade de Makkah, no início da missão do Profeta. À medida que a perseguição dos descrentes coraixitas se intensificava contra os muçulmanos, com tentativas de oprimi-los e torturá-los, o Mensageiro de Allah ﷺ permitiu que os muçulmanos que desejassem migrassem para a Abissínia (Etiópia). Ele os informou que havia um rei justo ali que não faria mal a ninguém. Esta migração incluiu Sawdah e seu marido.

Eles se estabeleceram na Abissínia por um período, porém, saudosos e ansiosos por sua terra natal, onde o Mensageiro de Allah ﷺ estava. Quando Umar ibn al-Khattab e Hamza ibn Abdul Muttalib – que Allah esteja satisfeito com eles – abraçaram o Islam, e os muçulmanos se fortaleceram, o Mensageiro de Allah ﷺ deu aos emigrantes muçulmanos na Abissínia a escolha de ficar ou retornar . Sawdah e seu marido optaram por retornar à sua terra natal, motivados pela doença de seu marido, que o fez querer estar perto do Mensageiro de Allah ﷺ e de seus companheiros. Isto marcou a sua segunda migração para a Abissínia.

O casamento com o Profeta ﷺ

É narrado por Aqil de Az-Zuhri, e o mesmo é relatado por Qatada, Abu Ubaidah e Ibn Ishaq, que o Profeta, ﷺ, casou-se com Sawdah, que Allah esteja satisfeito com ela, após a morte de Khadijah, que Allah esteja satisfeito com ela, e antes de Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela. Yunus também relatou de Az-Zuhri que o casamento do Profeta ﷺ, com Sawdah ocorreu depois de Aisha.

Ibn Abbas, que Allah esteja satisfeito com ele, narrou, dizendo:

“Sawdah temia que o Profeta ﷺ se divorciasse dela. Então, ela disse: ‘Não se divorcie de mim e fique comigo. Reserve seu dia com Aisha.’ O Profeta concordou com isso, e o versículo foi revelado: não sereis recriminados, se fizerdes ou receberdes concessões, fora do que prescreve a lei, porque Allah é Sapiente, Prudentíssimo.'” (Alcorão 4:24).

O casamento do Profeta Muhammad ﷺ com Sawdah ocorreu em Makkah. Khadijah, que Allah esteja satisfeito com ela, faleceu, e Khawlah bint Hakim foi até o Profeta ﷺ e disse: “Ó Mensageiro de Allah, tu não queres casar?” Ele perguntou: “com quem?” Ela respondeu: “Se quiseres, uma virgem, e se quiseres, uma mulher que já foi casada”.

O Profeta, então, perguntou sobre a virgem e ela mencionou Aisha, filha de Abu Bakr. Quando ele perguntou sobre a mulher anteriormente casada, ela mencionou Sawdah bint Zam’ah, que acreditou nele e o apoiou. O Profeta mandou chamar as duas. Sawdah foi enviada para a casa de Aisha e ela informou sua mãe, Umm Ruman, que então esperou até que seu pai, Abu Bakr, chegasse. Abu Bakr perguntou se isso era permitido.

Khawlah voltou ao Profeta para perguntar, e ele respondeu: “Tu és meu irmão na religião de Allah, e ela é legal para mim.” Abu Bakr então casou Sawdah com o Profeta ﷺ. Este casamento ocorreu no mesmo mês em que a esposa do Profeta, Khadijah, que Allah esteja satisfeito com ela, faleceu.

As suas virtudes

Sawdah bint Zam’ah, que Allah esteja satisfeito com ela, era conhecida por sua generosidade, bondade e abundância em doações de caridade.

Aisha narrou: “Algumas das esposas do Profeta perguntaram-no: ‘Quem entre nós será a primeira a seguir-te (ou seja, morrer depois de ti)?’ Ele respondeu: ‘Quem tiver a mão mais longa.'” Então, elas pegaram uma vara e mediram. A mão de Sawdah foi considerada a mais longa, e descobrimos que o significado de ter a mão mais longa era fazer caridade. Ela costumava ser a mais rápida entre nós no cumprimento de seus deveres e amava fazer caridade.” (Sahih al-Bukhari)

Em Khaibar, quando recebeu a sua parte dos despojos, distribuiu tudo aos pobres sem levar nada para si. Durante o califado de Umar ibn al-Khattab, que Allah esteja satisfeito com ele, quando recebia mesada do tesouro nacional para as Mães dos Crentes, ela instruiu seu servo a distribuir toda a quantia aos necessitados e aos pobres.

Ela se contentava e suplicava por firmeza em sua generosidade e entendeu que a Outra Vida é a morada eterna e que a recompensa de Allah é multiplicada. Sawdah também manteve seu compromisso com a aliança do Profeta ﷺ mesmo após seu falecimento. Ela se recusou a ir para o Hajj ou Umrah porque acreditava que estava satisfeita em sua casa, conforme a ordem de Allah.

Quando ela foi para o Hajj com o Profeta ﷺ ela procurou sua permissão para seguir à frente do grupo durante a noite em Muzdalifah por causa de seu ritmo lento. Apesar do fato de o Profeta ter cancelado anteriormente esta prática (de mulheres seguirem em frente), ele concedeu-lhe permissão. Aisha, que Allah esteja satisfeito com ela, elogiou-a, dizendo:

“Nunca amei mais uma mulher para me acompanhar em meu hajj do que Sawdah bint Zam’ah.” (Sahih al-Bukhari)

Sawdah bint Zam’ah, que Allah esteja satisfeito com ela, é um exemplo de generosidade, contentamento e devoção aos ensinamentos do Islam.

A sua morte

Sawdah bint Zam’ah, que Allah esteja satisfeito com ela, faleceu aos cem anos de idade. Isso ocorreu durante a última parte do califado de Umar ibn al-Khattab, que Allah esteja satisfeito com ele, especificamente no ano 54 AH – durante o mês de Shawwal. Algumas fontes sugerem que sua morte ocorreu durante o califado de Muawiyah ibn Abi Sufyan.

Fonte aqui.

Leia também sobre outros familiares: Família de Muhammad


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *