Sessões de Ramadan com Shaikh Ibn Uthaimin (Dia 30)

Dia Trinta: Final do Mês

Meus irmãos: O mês de Ramadan está nos deixando, e é uma testemunha a seu favor ou contra. Assim, quem quer que termine o mês e o fez bem, então louve a Allah por isso e receba boas novas de muita recompensa, pois, de fato, Allah não restringe a recompensa de uma pessoa que o fez bem. Quanto à pessoa que praticou maus atos, arrependa-se sinceramente a seu Senhor, pois de fato Allah perdoa quem se arrepende. Allah prescreveu para você, no final deste mês, atos que o trarão mais perto de Allah e aumentarão seu iman e aumentarão suas boas ações.

Allah prescreveu para você o zakatul fitr, e já conversamos sobre isso, e Allah prescreveu para você o takbir no último dia, desde o por do sol até a oração do Eid. Allah (louvado seja) diz: “E fê-lo para que inteireis o número prescrito, e para que magnifiqueis a Allah, porque vos guiou, e para serdes agradecidos”. O takbir deve ser dito assim: "Allahu Akbar, Allahu akbar, La ilaha illa Allah, Allahu akbar, allahu akbar, walillahil-hamd". E os homens deveriam dizer isso em voz alta nas mesquitas, no mercado e nas casas. Isso é para mostrar a grandeza de Allah e a gratidão para com Ele. Quanto às mulheres, elas devem dizer isso em voz baixa, porque foram ordenadas a usar voz baixa e agir com modéstia. Não há uma visão mais bonita do que ver as pessoas fazendo takbir a Allah em todos os lugares depois de terminarem o mês, elas preenchem os lugares com o takbir e louvores buscando a misericórdia de Allah e com temor ao Seu castigo. Allah também prescreveu a oração do Eid, e é uma conclusão para o dhikrullah (recordação de Allah). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que homens e mulheres participassem da oração do Eid, mesmo que a casa seja melhor para as mulheres, a oração do Eid é uma exceção.

Umm 'Atiyah (que Allah esteja satisfeito com ela) disse: “O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) ordenou que saíssemos para o Fitr e al-Adha, as jovens virgens e as mulheres menstruadas, porém a mulher menstruada deve evitar a área de oração, mas deve testemunhar a bondade e os muitos muçulmanos presentes. Ela disse: "Ó Mensageiro de Allah, uma de nós não possui jilbab" Ele respondeu: "Que uma de vossas irmãs lhe empreste um de seus jilbabs" (Muttafac alaihi).

É parte da sunnah comer antes de sair de casa, deve ser um número ímpar de tâmaras. Anas bin Malik disse: "O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava comer no dia de Fitr um número ímpar de tâmaras" (Ahmad, Bukhari). E deve-se ir a pé até a masjid, exceto se você tiver uma desculpa, como: ser idoso ou estar muito distante. Como Ali bin Abi Talib disse: "É parte da sunnah ir caminhando para a oração do Eid" (classificado como hassan por Tirmidhi). Também é bom para o homem ter uma boa aparência, usar perfume e vestir suas melhores roupas. Abdullah ibn 'Umar disse: “Umar comprou uma capa de seda no mercado, levou-a ao Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e disse: ‘Ó Mensageiro de Allah! Pegue-a e adorna-te com ela durante o Eids e quando as delegações te visitarem.’ O Mensageiro de Allah respondeu: "Esta vestimenta é para aqueles que não têm participação na Outra Vida" (Muttafac alaihi). Ele disse isso porque era feito de seda que é haram como vestimenta masculina. Quanto à mulher, ela deve sair sem se embelezar, sem usar perfume e vestida modestamente.

E você deve vir à oração com Khushu' e um coração presente, deve aumentar o dhikrullah e du'ah, buscar a misericórdia e temer o castigo d’Ele, e deve imaginar as pessoas reunidas na masjid, como o povo se reunindo entre as mãos de Allah no dia do julgamento. E você deve estar feliz com as bênçãos de Allah, por terminar o Ramadan e poder fazer a oração, jejum, recitação, caridade e outros atos de adoração. Pois, de fato, isso é melhor que o mundo e tudo o que nele contém. “Dize: ‘Com o favor de Allah e com a Sua misericórdia, então, com isso, é que devem jubilar: isso é melhor tudo quanto juntam.’” (10:58) De fato, jejuar e estabelecer o Ramadan com fé e esperança na sua recompensa é uma razão para perdão dos pecados e purificação. Então, o crente fica feliz com a conclusão do jejum e da oração, porque aquilo os purificou. Enquanto a pessoa de fé fraca está feliz em acabar o jejum. E a diferença entre os dois grupos é vasta.

Meus irmãos: Este mês está acabando, mas as ações de um crente nunca terminam antes de sua morte. Allah (louvado seja) disse: " E adora teu Senhor, até chegar-te a certeza" (15:99). E, "Ó vós que credes! Temei a Allah como se deve temê-IO, e não morrais senão enquanto muçulmanos" (3:102). E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quando o servo morre, suas ações são cortadas". Portanto, nada corta os atos de adoração, exceto a morte; dessa forma, quando o Ramadan é concluído, o crente ainda deve continuar a jejuar. O jejum é permitido durante todo o ano, e louvamos a Allah por isso.

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Quem quer que jejue o Ramadan, depois jejue seis dias de Shawwal, é como se houvesse jejuado o ano inteiro” (Muslim). Também jejuamos três dias por mês. É melhor que estes sejam os dias de Baidh (dia da lua cheia, o anterior e o subsequente), que são os dias 13, 14 e 15 do mês (calendário lunar). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Ó Abu Dhar, se tu jejuares três dias por mês, então, que sejam 13, 14 e 15" (Ahmad, Nasa’i). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também disse que o jejum no dia de Arafah é um perdão para o ano passado e o futuro (Muslim). E jejuar no dia de Ashura perdoa o ano passado (os pecados do ano anterior). O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) foi questionado: “Qual é o melhor jejum depois do Ramadan?” ele disse: "Depois do jejum do Ramadan, o jejum no mês de Muharram" (Muslim). O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “As ações são levadas às segundas e quintas-feiras, então eu gosto que minhas ações sejam levadas enquanto eu estiver jejuando” (Tirmidhi).

Quando a oração noturna terminar no Ramadan, saiba que é permitido rezar todas as outras noites do ano, e a Allah todo louvor por isso. O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava rezar à noite até seus pés incharem, e quando lhe perguntaram sobre isso, ele disse: “Não devo ser um servo agradecido?” (Bukhari) O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) também disse: “Ó pessoas, espalhai o salam, alimentai os pobres, mantende as relações do útero e rezai à noite enquanto as pessoas dormem, vós entrareis no Paraíso em paz" (classificado Sahih por Tirmidhi). Em Sahih Muslim, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “A melhor oração depois das obrigatórias é a oração noturna”. Uma pessoa deve fazer a oração noturna em unidades de duas em duas, e se houver temor que o fajr se aproxime, deve-se fazer uma rak'ah e esse será o seu witr. E, se desejar, poderá rezar das diferentes maneiras descritas na quarta sessão (dia 4). O Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: “Allah, tabarak wa ta'ala, desce todo último terço da noite até o primeiro céu e diz: ‘Quem fará du'ah para que Eu possa responder? Quem pedirá para que Eu possa dar? Quem buscará o perdão para que Eu o conceda?’” (Muttafac alaihi)

E o dhikr subsequente às cinco orações, como Allah diz: "E, quando houverdes encerrado a oração, lembrai-vos de Allah, estando de pé ou assentados ou deitados" (4:103). Quando o Profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) terminava a oração, ele dizia “astaghfirallah” três vezes, depois dizia “Allahuma antas-salam wa minkas-salam tabarakta wa dhil-jalali wal-ikraam”. E o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse que quem fizer tasbih depois de rezar: 33 vezes “alhamdulillah”, 33 vezes e “Allahu akbar”, 33 vezes “subhanallah”, isto soma 99, depois disser para completar 100, “La Ilaha illallah wahdahu lasharika lahu, lahul-mulku wa lahul-hamdu wa huwa ‘ala kuli shain qadir”; será perdoado por seus pecados, mesmo que fossem tantos quanto a espuma do mar. (Muslim)

Portanto, esforce-se em praticar os atos de obediência e deixe os pecados, para que você possa alcançar a vida bem-sucedida neste mundo e no outro, como Allah (louvado seja) diz: “A quem faz o bem, seja varão ou varoa, enquanto crente, certamente, fá-lo-emos viver vida benigna. E Nós recompensá-los-emos com prêmio melhor que aquilo que faziam.” (16:97)

Ó Allah, firma-nos com imaan (fé) e na prática de boas ações, dê-nos uma vida agradável e permita-nos estar com os justos. Todos louvores são para Allah, Senhor dos mundos, e envia Tua paz e bênçãos sobre o Profeta Muhammad, sua família e companheiros.


You have no rights to post comments

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco