Sessões de Ramadan com Shaikh Ibn Uthaimin (Dia 26)

Dia Vinte e Seis: As Razões de se Entrar no Fogo

Irmãos: saibam que existem razões para entrar no Fogo do Inferno, as quais Allah fez claras no Alcorão e na língua do Seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Isso é para que as evitemos e nos protejamos delas. E são de dois tipos:

Primeiro tipo: Causas que tornam uma pessoa em kafir, as quais o tiram do eman para o kufr. Isso obrigatoriamente faz com que a pessoa permaneça para sempre no inferno.

Segundo tipo: Causas que tornam uma pessoa em Fasiq, e mereça entrar no inferno, mas não ficar lá para sempre.

Mencionaremos algumas causas para esta primeira categoria.

Primeira: Cometer shirk, ao associar parceiro a Allah em Sua rububiyah, uluhiya ou atributos. Assim, quem quer que creia que existe outro criador em parceria com Allah, ou por si mesmo, or creia que exista outro Deus que mereça adoração, ou devote algum tipo de adoração a um falso deus, ou que alguém tem conhecimento, poder, etc..., como o de Allah, essa pessoa cometeu shirk maior, e permanecerá para sempre no inferno. Allah diz, 

“Então, tu vês aqueles, em cujos corações há enfermidade, se apressarem para eles, dizendo: "Receamos nos alcance um revés." Quiçá, pois, Allah faça chegar a vitória ou uma ordem de Sua parte. Então, tornar-se-ão arrependidos daquilo de que guardaram segredo, em suas almas.” (Alcorão 5:52)

Segunda: Kufr em Allah, ou em Seus anjos, ou livros, ou mensageiros, ou do Dia do Julgamento, ou Qadr, então, quem quer que não creia neles, negando-os, ou duvidando deles, é um kafir, que para sempre permanecerá no inferno. Allah diz, 

“Por certo, os que renegam a Allah e a Seus Mensageiros, e desejam fazer distinção entre Allah e Seus Mensageiros, e dizem: "Cremos em uns e renegamos a outros", e desejam tomar, entre isso, um caminho intermediário” (Alcorão 3:150)

E, “Por certo, Allah amaldiçoou os renegadores da Fé, e preparou-lhes um Fogo ardente. Nele, serão eternos, para todo o sempre. Eles não encontrarão nem protetor nem socorredor. Um dia, quando lhes forem reviradas as faces no Fogo, dirão: "Quem dera houvéssemos obedecido a Allah e houvéssemos obedecido ao Mensageiro!" E dirão: "Senhor nosso! Por certo, obedecemos a nossos senhores e a nossos magnates: então, eles descaminharam-nos do caminho reto. Senhor nosso! Concede-lhes o redobro do castigo, e amaldiçoa-os, com grande maldição. (Alcorão 33: 64-68)

Terceira: Descrer em um dos cinco pilares do Islam. Assim, aquele que descrê no tawheed, ou no Profeta, ou na generalidade do Islam para toda humanidade, ou na obrigação da oração, do jejum, do zakat, ou do hajj, é um kafir; porque quem o faz nega Allah, Seu Mensageiro, e a ijmaa’ dos muçulmanos. Da mesma forma, aquele que nega que o shirk é proibido, ou que matar uma alma inocente que Allah proibiu de ser matada, ou que a zina e a homossexualidade são proibidas, ou tudo mais que está claramente expresso no Alcorão e na Sunnah como sendo haraam. Isso é assim porque ele nega Allah e Seu Profeta. No entanto, se um novo muçulmano nega àquilo que é proibido por ignorância, isso não o torna um kafir, até que aprenda mais sobre a religião, daí sim, caso continue negando.

Quarta: Debochar de Allah ou Sua religião ou Profeta

Allah diz:
“Os hipócritas precatam-se de que seja descida uma sura a seu respeito, que os informe do que há em seus corações. Dize: "Zombai! Por certo, Allah fará sair à tona aquilo de que vos precatais. E, em verdade, se lhes perguntas acerca de sua zombaria, dirão: "Apenas, confabulávamos e nos divertíamos." Dize: "Estáveis zombando de Allah e de Seus versículos e de Seu Mensageiro?" (Alcorão 9:64-65)

Quinta: Xingar Allah ou Sua religião ou Profeta

Ibn Taymiyah disse: “Aquele que xinga Allah ou o Profeta é um kafir, a despeito dele achar que isso é halal ou haram dizer,”

Nossos companheiros disseram: “Ele se torna um kafir mesmo que estivesse brincando ou falando sério.”

Esta é a opinião correta, e é narrado que Ishaq Bin Rahawayah disse que: “Os muçulmanos concordaram que aquele que xinga Allah ou Seu Profeta ou nega algo que Allah revelou, é um kafir, mesmo que ele obedeça àquilo que Allah revelou.” E o parecer sobre xingar qualquer profeta é o mesmo que o parecer de xingar o profeta Muhammad (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Quanto a xingar mais alguém que ao Profeta, se sua intenção for atingi-lo, por exemplo, se alguém xingar os sahaba com a intenção de xingar o Profeta, por eles o imitarem. Ou se alguém acusa uma das esposas dos Profeta de zina, ele é um kafir, pois está difamando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Allah diz:

“As malignas mulheres para os malignos homens, e os malignos homens para as malignas mulheres. E as benignas mulheres para os benignos homens, e os benignos homens para as benignas mulheres”. (Alcorão 24:26)

Sexta: Governar por outro que não seja o que Allah revelou, pensando que é mais correto e benéfico, ou que seja igual ao que Allah revelou, ou que seja permitido governar. Ele é um kafir, porque Allah diz: "E quem não julga conforme o que Allah fez descer, esses são os renegadores da Fé". (5:44) Do mesmo modo, se alguém pensa que governar por outra coisa que não seja o que Allah revelou é melhor do que Suas regras, ou pensa que é igual, ou que isso é permitido, então ele é um kafir, mesmo que ele governe pelo que Allah revelou , porque então ele está negando a declaração de Allah, “Buscam, então, o julgamento dos tempos da ignorância? E quem melhor que Allah, em julgamento, para um povo que se convence da Verdade?” (5:50)

Sétima: Nifaq, que é o kufir que se comete no coração, mas externamente aparenta ser um muçulmano, seja por palavras ou ações. Allah diz,

“Por certo, os hipócritas estarão nas camadas mais profundas do Fogo — e, para eles, não encontrarás socorredor algum” Como essa categoria é maior que as anteriores, sua punição é mais severa; os que o fizerem estarão nas profundezas mais baixas do inferno, porque seu kufr é uma combinação de kufr, engano e zombaria. Allah diz sobre eles: “E, dentre os homens, há quem diga: "Cremos em Allah e no Derradeiro Dia", enquanto não são crentes. Procuram enganar a Allah e aos que crêem, mas não enganam senão a si mesmos e não percebem. Em seus corações, há enfermidade; então, Allah acrescentou-lhes enfermidade. E terão doloroso castigo, porque mentiam. E, quando se lhes diz: "Não semeeis a corrupção na terra", dizem: "Somos, apenas, reformadores". Ora, por certo, são eles mesmos os corruptores, mas não percebem. E, quando se lhes diz: "Crede como crêem as dignas pessoas", dizem: "Creremos como crêem os insensatos?" Ora, por certo, são eles mesmos os insensatos, mas não sabem. E, quando deparam com os que crêem, dizem: "Cremos"; e, quando estão a sós com seus demônios, dizem: "Por certo, estamos convosco; somos, apenas, zombadores. "(2:8-14)

Nifaq tem muitos sinais, dentre eles:

Duvidar do que Allah revelou, mesmo que pareça crer, Allah diz: “Apenas, pedem-te isenção os que não crêem em Allah nem no Derradeiro Dia; e seus corações duvidam; então, vacilam em sua dúvida." Além disso, odiar Allah e Seu mensageiro, Allah diz: “Não viste, Muhammad, aqueles que pretendem crer no que foi descido para ti, e no que fora descido antes de ti? Desejam recorrer ao julgamento de At-Taghut, enquanto, com efeito, foram ordenados a renegá-lo. E Satã deseja descaminhá-los, com profundo descaminho. E, quando se lhes diz: "Vinde ao que Allah fez descer, e ao Mensageiro", tu vês os hipócritas se afastarem de ti, decididamente” Odiar também a superioridade do Islam, e sua vitória e regozijar-se em suas derrotas. Allah diz: “Se algo de bom te alcança, isto os aflige. E, se uma desgraça te alcança, dizem: "Com efeito, tomamos nossa decisão, antes." E voltam as costas, enquanto jubilosos.” (9:50) e “Ei-vos que os amais, enquanto eles não vos amam; e vós credes em todo o Livro. E, quando eles deparam convosco, dizem: "Cremos". E, quando a sós, mordem as pontas dos dedos de rancor contra vós. Dize, Muhammad: "Morrei com vosso rancor!" Por certo, Allah, do íntimo dos peitos, é Onisciente.” (3:119)

Da mesma forma, querer fitna e divisão entre os muçulmanos, e assim o fazer, Allah diz, “Se eles houvessem saído convosco, não vos haveriam acrescentado senão desventura e haveriam precipitado a cizânia entre vós, buscando, para vós, a sedição, enquanto, entre vós, há os que lhes dão ouvidos. E Allah, dos injustos, é Onisciente. (9:47)

Da mesma forma, procurar erros nos crentes e criticar sua ibadah “Os que caluniam os doadores voluntários, dentre os crentes, no tocante às ajudas caridosas, e caluniam os que nada encontram para oferecer senão seus parcos recursos, e desses escarnecem; Allah deles escarnecerá, e terão doloroso castigo” Assim, acusam aqueles que trabalham duro de se exibirem, e àqueles que fazem menos de não fazerem o suficiente;

Também o arrogante, sobre a du’a dos crentes, quanto a menosprezarem e duvidarem dela.

E, quando se lhes diz: "Vinde, que o Mensageiro de Allah implorará perdão para vós", meneiam as cabeças, e tu os vês se afastarem, enquanto soberbos.” (63:5)

Também, ser displicente quanto à oração.

“Por certo, os hipócritas estarão nas camadas mais profundas do Fogo — e, para eles, não encontrarás socorredor algum" (4:145)

O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “As orações mais pesadas para os hipócritas são Isha e Fajr” (Muttafaq'alaih)

Também, prejudicar e irritar Allah e o Profeta. Allah diz:

“dentre eles, há os que molestam o Profeta e dize: "Ele é todo ouvidos." Dize: "Ele é todo ouvidos para vosso bem; ele crê em Allah e crê nos crentes e é misericórdia para com os que crêem, dentre vós." E os que molestam o Mensageiro de Allah terão doloroso castigo. (9:61)

“Por certo, aos que molestam a Allah e a Seu Mensageiro, Allah amalidiçoa-os, na vida terrena e na Derradeira Vida, e preparou-lhes aviltante castigo. E os que molestam os crentes e as crentes, sem que nada de mal estes hajam cometido, com efeito, sobrecarregar-se-ão com infâmia e evidente pecado.” (33:57-58)

Assim, estes são alguns dos sinais dos munafiqeen, nós os mencionamos para que tomemos cuidado para não termos estes sinais em nós mesmos.

Continua, dia vinte e sete: clique aqui


You have no rights to post comments

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco