A Sunnah - Parte 2 - Contexto Histórico

Apesar da quantidade esmagadora de argumentos sobre a autenticidade, poder e influência da sunnah, algumas pessoas suspeitam de sua credibilidade ou da autenticidade histórica. De acordo com alguns, a sunnah,

apesar de sua autoridade, não é como o Qur’an, um Livro preservado. Pelo fato de haver inúmeros ahaadith que se contradizem e a compilação da sunnah ter-se dado no século terceiro após a hijrah, estas pessoas consideram que ela não é confiável. Entretanto, é errado afirmar que a sunnah foi escrita apenas no terceiro século após a hijrah e insha’Allah veremos isso mais adiante. Agora, no entanto, quero analisar logicamente a sua autenticidade.

Está escrito no Qur’an que Allah, swt, não dá nenhuma tarefa a menos que a pessoa tenha habilidade para tal. Ora, pois, se Allah, o Criador e Onisciente, comanda-nos a obedecer e seguir o Profeta Muhammad, saws, como poderia, então, sua sunnah não estar correta? Se Allah, sendo Onisciente, nos instrui a fazer algo é porque aquilo é perfeito, completo e verdadeiro. Se Allah, swt, tornou obrigatório seguir a sunnah, então é porque Ele também a preserva de uma forma confiável. É totalmente absurdo pensar que Allah, swt, vai nos ligar a algo que não seja exista ou não possa ser determinado.

Analisando historicamente, observamos que a compilação da sunnah iniciou nos tempos do Profeta, saws. Embora a forma escrita não tenha sido a única maneira de registrá-la, houveram muitas outras formas confiáveis. Para entendermos isso devemos analisar os tipos de ahaadith:

1)    Mutawatir: é um hadith narrado em cada geração, por muitas pessoas, iniciando-se nos dias de vida do Profeta, saws. É impossível que consideremos que todos conspiraram para apresentar uma mentira. O mutawatir em palavras é narrado por um número grande de pessoas que utilizam as mesmas palavras, não havendo nenhuma divergência entre as narrativas e mutawatir em significado é também narrado por um grande número de pessoas e, apesar de haver alguma diferença na escolha das palavras usadas e até dos eventos relatados, não há nenhuma discrepância entre o conceito do hadith.

2)   Mash’hur: segundo os estudiosos de hadith não é mutawatir, mas seus narradores nunca são inferiores a três em cada geração.

3)   Khabarul Wahid: é aquele cujos narradores são inferiores a três em cada geração.

Para o primeiro, não há dúvidas sobre sua autenticidade. É aceito em qualquer situação e por todos, pois há a segurança de uma infinidade de pessoas concordarem com o mesmo relato. A autenticidade dos mutawatir são da mesma natureza da autencidade do Qur’an, ou seja, não há qualquer dúvida na procedência e confiabilidade da fonte da narração: Muhammad, saws, no caso do Qur’an e inúmeras pessoas no caso do hadith mutawatir.

O segundo tipo, mash’hur, apesar de ter sido narrado por apenas três em cada geração, é também considerado autêntico, pois todos os narradores são confiáveis, provendo então satisfação sobre sua origem.

No terceiro tipo está em xeque a veracidade e confiabilidade do narrador. Se o narrador é confiável, então o seu relato é aceito; entretanto se o único narrador é duvidoso, o seu relato também se torna duvidoso - de uma forma integral. Este princípio é seguido em todas as esferas da vida. Por que ele não deve ser aplicado para os relatos sobre a sunnah do Profeta, ?? Devemos lembrar que, no caso de ahaadith, este princípio é mais aplicável, porque os narradores estavam conscientes da natureza delicada do que narravam. Não era uma mera notícia ou um evento ordinário não tendo nenhum efeito legal ou religioso. A narração daquele fato teria um efeito de longo alcance sobre as vidas de milhões de pessoas. Os narradores sabiam bem que qualquer erro deliberado em suas narrativas, ou qualquer negligência a este respeito provocaria a ira de Allah, swt e, conseqüentemente, dirigi-los-ia ao inferno. Há um hadith mutawatir onde Rasulullah, saws, diz que aquele que atribuísse uma mentira ao nome dele, poderia preparar seu lugar no inferno... (continua, clique aqui)


You have no rights to post comments

Console de depuração do Joomla!

Sessão

Informação do perfil

Memória Utilizada

Consultas ao banco