A Excelência de Sexta-feira (Ibn ul Qayim, rahimahullah)

Mukhtasar Zaad ul Ma`aad

Abu Huraira relatou do Profeta, a paz e as bênçãos de Deus estejam sobre ele, dizendo: "O melhor dia em que o sol nasceu foi sexta-feira; em que Adão foi criado, em que ele foi feito para entrar no Paraíso, em que ele foi expulso.

E a Última Hora terá lugar em nenhum outro dia  do que uma sexta-feira"

O Profeta também disse por ocasião da Sexta-feira: "Nós que somos os últimos e seremos os primeiros no Dia da Ressurreição, exceto por cada Ummah (nação) a que foi dado antes de nós o Livro e à nós que foi dado depois deles. Era o dia de hoje (sexta-feira), que Allah prescreveu para nós e nos guiou a ele e as pessoas que vieram depois de nós no que diz respeito a ele, os judeus observando no dia seguinte e os cristãos, eles ao dia seguinte".

Com relação à sexta-feira, o Profeta também foi relatado dizendo: "Não há tempo na sexta-feira em que Allah não concederia o bem a qualquer muçulmano que estiver a orar e implorar a Allah por aquilo que é bom" e ele apontou com a mão que (esta hora) é curta e estreita. Existem diferenças de opiniões entre os estudiosos quanto ao que é exatamente aquela hora na sexta-feira quando a súplica seria concedida. O melhor caminho é que esta hora deve ser tratada como oculta e durante o dia todo (sexta-feira) deve ser gasto em súplica e glorificação a Deus.

Era essa a prática do Profeta para atribuir um significado especial e honroso à sexta-feira. Exemplos desse comportamento são numerosos, entretanto, os seguintes podem ser citados: Naquele dia, ele iniciou recitando com a Surah-Sajdah (em fajr) [e al-Insaan] porque são inclusivas em relação a todos os assuntos pertinentes à sexta-feira; tomar um banho usando perfume e miswak; indo à oração congregacional de sexta-feira cedo, escutando o sermão, vestindo as melhores roupas e recordando-se de Allah o tempo todo.

Quando o Profeta no púlpito recitou o discurso numa sexta-feira (sermão), seus olhos se avermelharam e sua voz subiu acentuadamente com raiva extrema. Ele, entretanto encurtou brevemente o discurso dizendo prolongue a oração que lhe segue.

Compartilhe seu conhecimento: ["Aquele que orienta a algo de bom tem uma recompensa semelhante à de seu executor" - vol.3 Muslim Sahih, no.4665]


You have no rights to post comments