Rezar Durante o Sermão de Sexta-Feira

 

 

Pergunta:

Houve uma discussão que teve lugar entre mim e alguns irmãos sobre rezar dois rakat ao entrar na mesquita enquanto o Imam estiver proferindo o khutbah (sermão) de sexta-feira. Peço-lhe - ó nobre Shaykh - que nos dê um parecer relativamente a isto. É permitido ou não? Os irmãos que normalmente vão orar na mesquita estão sobre a madhhab [escola de jurisprudência islâmica] de Imam Malik.

 

 

Resposta:

A Sunnah no que toca à entrada na masjid (mesquita) é orar dois rakat de tahyatul masjid (uma oração para saudar a mesquita), mesmo que o Imam esteja proferindo o khutbah de sexta-feira, devido às palavras do Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam):

“Quando qualquer um de vocês entra na masjid, que não se sente até que reze dois rakat.”

[Registrado por Al-Bukhari (1/293) e Muslim (2/155)]

 

Para além disso Muslim também relata no seu Sahih (3/1415), de Jabir (radiAllahu ‘anhu), que o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse:

“Quando qualquer um de vocês chega [à mesquita] no dia de Jumu’ah (sexta-feira) , e o Imam estiver dando o khutbah, então que reze dois rakat e que os faça curtos.”

 

Portanto isto é um claro e autêntico texto relativo à este assunto. Não é permissível que ninguém se oponha a ele. Assim, é possível que esta narração em particular não tenha chegado ao Imam Malik (rahimahullah), se for estabelecido dele que proibiu a oração desses dois rakat no momento de khutbah. No entanto, quando a Sunnah autêntica se torna evidente, não é permitido opôr-se a ela com a afirmação de qualquer outra pessoa - seja quem for. [1]

 

Sobre isto Allah - o Poderoso e Majestoso - disse:

“Ó vós que credes! Obedecei a Allah e obedecei ao Mensageiro e às autoridades, dentre vós. E, se disputais por algo, levai-o a Allah e ao Mensageiro, se sois crentes em Allah e no Derradeiro Dia. Isso é melhor e mais belo, em interpretação.”

[Sura An-Nisa (4):59]

 

E Ele - o Mais Perfeito - disse:

“Seja o que for de que discrepeis, seu julgamento é de Allah.”

[Sura Ash-Shura (42):10]

 

E sabe-se que o julgamento do Mensageiro de Allah (sallAllahu -alayhi wa sallam) é do julgamento de Allah - o Poderoso e Majestoso - conforme Allah disse:

“Quem obedece ao Mensageiro, com efeito, obedece a Allah.”

[Sura An-Nisa (4):80 ]

 

E com Allah jaz o poder e a habilidade.

 

Shaykh ‘Abd Al ‘Aziz ibn Baz (rahimahullah)

 

Nota:

[1] Imam an-Nawawi (rahimahullah) disse sobre o hadith em Sharh Sahih Muslim (6/164): “Não consigo imaginar nenhum Sábio que saiba dele e acredite na sua autenticidade, e [ainda assim] se oponha a ele.”

 

[De Al-Fatawa (1/53). Publicado em Al-Istiqamah, Edição Nº7 - Rabi ul-Awwal 1418/Julho de 1997]

 

Fonte: Abdurrahman.Org

Tradução: Mariama bint Carlos


You have no rights to post comments