A História e a Verdade sobre o Dia de ‘Ashura’

 

 

Pergunta: Qual é a história e a verdade acerca do Dia de ‘Ashura’ (10º dia de Al-Muharram)?

 

Resposta: Quando o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) chegou em Al-Madinah depois da sua Hijrah (a migração do Profeta para Al-Madinah), encontrou os judeus observando sawm (jejum) no Dia de ‘Ashura’. No momento em que o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) perguntou-lhes sobre esse jejum, eles responderam: “Este foi o dia em que Allah salvou Musa (Moisés, que a paz esteja com ele) e o seu povo, e afogou Fir’awn (Faraó) e o seu povo. Consequentemente, Musa jejuou [nesse dia] dando graças a Allah. Portanto, jejuamos  durante o mesmo.” O Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse de seguida:

“Nós temos mais direito a Musa (Moisés, que a paz esteja com ele) do que vocês”,  assim,  jejuou no ‘Ashura’ e ordenou-nos fazer o mesmo.”[1]

 

Que Allah nos conceda sucesso. Que a paz e as bençãos estejam sobre o nosso Profeta Muhammad, sua família, e Companheiros.

 

A Comité Permanente para Pesquisa Académica e Ifta’

Membro: Bakr Abu Zayd

Membro: ‘Abdul-‘Aziz Al Al-Shaykh

Membro: Salih Al-Fawzan

Presidente: ‘Abdul-‘Aziz ibn ‘Abdullah ibn Baz

 

Referência:

[1] Relatado por Al-Bukhari, vol. 4, p. 269; Muslim, vol. 2, p. 795, nº 1130; Abu Dawud, vol. 2, p. 818, nº 2444; Ibn Majah, vol. 1, p. 552, nº 1734; e Al-Bayhaqy, vol. 4, p. 286.

 

 

Fonte: Alifta. Com


You have no rights to post comments