O 'Eid do Profeta ﷺ

Aqui está um guia de como tirar o melhor partido do 'Eid, inshaAllah, com bênçãos e perdão de Allah.

  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava oferecer as orações de 'Eid no sítio da oração (mussala, fora da própria mesquita). Não há qualquer relato de que ele oferecia a oração de 'Eid na sua mesquita.

Al-Shafa'i disse em al-Umm:

"Foi narrado que o Mensageiro de Allah ? costumava sair nas duas 'Eids em direcção à mussala em Madinah, tal como aqueles (os califas) que vieram depois dele, a não ser que houvesse uma desculpa como chuva, etc. As pessoas de outras terras faziam o mesmo, excepto as pessoas de Makkah."

  • Ele costumava vestir as suas vestimentas mais bonitas para ir rezar.
  • Ele tinha um fato (hullah) que ele costumava usar no 'Eid e na oração de sexta-feira. Uma hullah é um fato de duas peças do mesmo tipo de tecido.
  • Ele costumava comer tâmaras antes de sair no 'Eid Al-Fitr e costumava comer um número ímpar delas.

Anas (radiAllahu 'anhu) disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não saía na manhã do 'Eid Al-Fitr sem que tivesse comido algumas tâmaras e ele comia um número ímpar delas". (Bukhari)

Ibn Qudamah disse:

"Não sabemos de qualquer diferença de opinião em relação ao facto de que é recomendável (mustahab) comer cedo no dia de 'Eid Al-Fitr."

A razão para comer antes da oração é para que ninguém pense que é essencial jejuar até depois da oração. E foi dito que isto é para nos apressarmos a obedecer a ordem de Allah que disse para quebrar o jejum depois d'Ele dizer para jejuar.

Se não há tâmaras disponíveis, a pessoa deve tomar qualquer outra coisa ao pequeno-almoço, mesmo sendo só água, para que essa pessoa cumpra a Sunnah em princípio, que é comer alguma coisa antes de rezar no 'Eid Al-Fitr.

  • Em relação ao 'Eid Al-Adha, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) não costumava comer nada até que ele voltasse da mussala, depois ele comia alguma da carne do seu sacrifício.
  • Ele costumava fazer ghusl (tomar duche) em ambos os 'Eids.

Ibn Al-Qayyim disse:

"Dois hadiths fracos (da'if) foram narrados em relação a isto... mas foi confirmado por Ibn 'Umar, que era alguém muito interessado em seguir a Sunnah, que ele costumava fazer ghusl antes de sair no dia de 'Eid."

  • E ele ? costumava ir para a oração de 'Eid a pé e a voltar a pé."

Ibn 'Umar disse: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava ir para a (oração de) 'Eid a pé e voltar (para casa) a pé." (Classificado como sahih por Al-Albani no Sahih Ibn Majah)

'Ali Ibn Abu Talib disse: "É sunnah ir à (oração de) 'Eid a pé". (Classificado como hasan por Al-Albani no Sahih Al-Tirmidhi)

Al-Tirmidhi disse:

"A maioria dos sábios seguiram este hadith e disseram que é mustahab (recomendável) um homem ir a pé para a (oração de) 'Eid. É mustahab ele não montar a não ser que tenha uma desculpa."

(Nota: "montar" refere-se também como qualquer meio de transporte.)

  • Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) chegava à mussala, ele começava a oração sem adhan (chamamento para a oração) ou iqamah (2º chamamento para começar a oração), e sem dizer "Al-salatu jami'ah" ("a oração vai começar"). A sunnah é não fazer estas coisas.
  • E ele não oferecia qualquer oração na mussala, antes ou depois da oração do 'Eid.
  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) começava pela oração, antes do khutbah (palestra). Ele rezava dois rakaat (ciclos de oração), com 7 takbirs (dizer Allahu Akbar) no primeiro rakah, incluíndo o takbirat al-ihram (o takbir com o qual a oração começa), e uma breve pausa entre cada dois takbirs.

Não há nenhum relato dele dizer qualquer dhikr (lembrança de Allah) entre os takbirs, mas foi narrado que Ibn Mas'ud louvava a Allah e enviava salam sobre o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele).

Ibn 'Umar, que tinha interesse em seguir o Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele), costumava elevar as suas mãos com cada takbir.

Quando ele (Ibn 'Umar) completava os takbirs, começava a recitar. Ele recitava a al-Fatiha e depois recitava Qaf wa'l Qur'an al-majid (Surah Qaf, 50) no primeiro rakah e Aqtarabat il-saa'ah wa anshaqqa al-qamar (Surah al-Qamar, 54) no outro. Algumas vezes ele recitava Sabbih isma rabbika al-A'la (Surah al-A'la, 87) e Hal ataaka hadith al-ghashiyah (Surah al-Ghashiyah, 88).

Ambos os hadiths foram narrados em relatos sahih, mas nenhuma outra surah é mencionada em relatos sahih.

Quando ele (Ibn 'Umar) acabava de recitar ele dizia o takbir e curvava-se. Quando ele acabava de se curvar, prostrar e ficava de pé outra vez, ele dizia 5 takbirs. Quando ele completava os takbirs, ele começava a recitar outra vez. O takbir era a primeira coisa que ele fazia em cada rakah e a sua recitação era seguida por ruku'.

Al-Tirmidhi narrou do hadith de Kathir Ibn 'Abdullah Ibn 'Amr Ibn 'Awf, do pai dele, do avô dele, que o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) recitava o takbir na oração de 'Eid, 7 vezes no primeiro rakah antes de recitar o Qur'an e 5 vezes no segundo rakah antes de recitar o Qur'an.

Al-Tirmidhi disse:

"Eu perguntei a Muhammad – isto é, al-Bukhari – sobre este hadith e ele disse: Não há nada mais autêntico que isto em relação a este assunto. E eu digo o mesmo."

  • Quando o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) acabava a oração, ele movia-se e ficava em frente às pessoas, com as pessoas sentadas nas suas filas, e ele abordava-os, pregando e exortando, com mandamentos e proibições. Se ele quisesse dar uma missão a alguém, ele o faria, e se ele quisesse ordenar qualquer coisa, ele o faria. Não havia qualquer minbar para ele ficar lá, e o minbar de Madinah não era trazido. Pelo contrário, ele abordava as pessoas estando sobre o chão.

Jabir (radiAllahu 'anhu) disse: "Eu participei na oração de 'Eid com o Mensageiro de Allah(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele). Ele começava com a oração antes do khutbah, sem adhan e sem iqamah, depois ele levantava-se, inclinando-se sobre Bilal, e ordenava-nos a temer e obedecer Allah. Ele pregava às pessoas e lembrava-as, depois ele ía para a parte das mulheres e pregava e lembrava-as." (Bukhari e Muslim)

Abu Sa'id al-Khudri (radiAllahu 'anhu) disse: "O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava sair no dia de Fitr e Adha para a mussala. Ele começava com a oração, depois ele ia e ficava em frente às pessoas, com as pessoas sentadas nas suas filas..." (Muslim)

  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) começava todos os seus sermões com louvores a Allah. Não é narrado num único hadith que ele começava o khutbah do 'Eid com takbir.

Pelo contrário, Ibn Majah narrou no seu Sunan que Sa'd al-Qaraz, o muadhin (o que chama para a oração) do Profeta ? disse: "O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava dizer o takbir entre os dois sermões e ele costumava dizer takbir muitas vezes durante o khutbah do 'Eid". [Este hadith foi classificado como da'if (fraco) por Al-Albani no Da'if Ibn Majah.]

Embora o hadith seja da'if, este também não indica que o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava começar o seu khutbah com takbir.

Foi dito no Tamam al-Mannah:

"Embora não indique que é prescrito começar o khutbah do 'Eid com takbir, o seu isnaad (corrente) é da'if e inclui um homem que é da'if e outro que é majhul (desconhecido), por isso não é permitido citá-lo como evidência que é Sunnah dizer takbir durante o khutbah."

Ibn Al-Qayyim disse:

"As pessoas diferiram em como o khutbah no 'Eid e na ocasião de orações para chuva (istiqa') deve começar. Foi dito que estes devem começar com takbir e foi dito que o khutbah de istiqa' deve começar com súplicas para perdão, e foi dito que estes devem começar com louvores."

Sheikh al-Islam Ibn Taymiyah disse:

"Esta é a opinião correcta. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava começar todos os seus sermões com louvores a Allah."

  • O Profeta(que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) concedeu uma escolha permitindo àqueles que participassem nas orações de 'Eid ficar a ouvir o sermão ou sair.

'Abdullah Ibn al-Sa'ib disse: "Eu participei na (oração de) 'Eid com o Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e quando ele terminou a oração, disse: 'Nós vamos dar o khutbah, então quem quiser sentar e ouvir o khutbah, que o faça, e quem quiser sair, que o faça.'" (Classificado como sahih por Al-Albani no Sahih Abu Dawud)

  • O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava variar a sua rota no dia do 'Eid. Ele ia por uma rota e voltava por uma rota diferente.

Jabir Ibn 'Abdullah disse: "No dia do 'Eid, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava variar a sua rota". (Bukhari)

Fonte: adaptado do IslamQA


You have no rights to post comments