A Jumu'ah não é Obrigatória para Mulheres

Pergunta: A oração de Jumu’ah é obrigatória para mulheres também, ou somente para homens? Como uma mulher deve rezar? Sou mulher e não há lugar para mulheres na mesquita. Posso rezar Jumu’ah em casa, sozinha? Eu terei a recompensa por Jumu’ah?
Resposta: Os Louvores são para Allah.

Os estudiosos concordam que a oração de Jumu’ah não é obrigatória para as mulheres e elas podem rezar os quatro rak’as de Zuhr em suas casas.

Ibn al-Mundhir (que Allah tenha piedade dele) disse em al-Ijmaa’ (nº 52): Eles concordaram unanimamente que Jumu’ah não é obrigatória para as mulheres. Fim da citação.

A evidência para isto é o hadith de Taariq ibn Shihaab (que Allah esteja satisfeito com ele) de acordo com o qual o Profeta ? disse: "Jumu’ah é uma obrigação e é exigido de todo o Muçulmano em congregação, exceto para quatro: um escravo, uma mulher, uma criança ou aquele que está doente."

Narrado por Abu Dawood 91067). Al-Nawawi disse em al-Majmoo’ (4/482): seu isnaad é sahih de acordo com as condições dos dois Shaykhs (al-Bukhaari e Muslim). Ibn Rajab disse em Fath al-Baari (5/327): seu isnaad é sahih. Ibn Kathir disse em Irshaad al-Faqih (1/190): seu isnaad é jayyid. Também foi classificado como sahih por al-Albani em Sahih al-Jaami’ (3111).

A razão a qual Jumu’ah não é obrigatória para a mulher é por que a shariah não encoraja as mulheres a frequentarem lugares os quais os homens se reúnem, por causa das consequências negativas as quais isto pode levar, assim como ocorre hoje em dia em muitos locais de trabalho onde homens e mulheres se misturam. Veja também Badaa’i’ al-Sanaa’i’ (1/258).

Se uma mulher adere às condições da shariah para que ela saia e vá até a mesquita, tais como não usar adornos e perfumes, então não há nada errado nela frequentar as orações de Jumu’ah na mesquita e rezar dois rak’as atrás do imam, e neste caso ela não tem que realizar a oração Zuhr.

Ibn al-Mundhir (que Allah tenha piedade dele) disse em al-Ijmaa’ (no 52, 53): Eles concordam unânimamente de que se a mulher segue o imam e reza com ele, isto é suficiente para eles. Fim da citação.

Ibn Qudaamah (que Allah tenha piedade dele) disse em al-Mughni (2/88): Mas se ela reza Jumu’ah, isto é válido, porque a mulher rezar em congregação é válido, assim como as mulheres costumavam rezar com o Profeta ? em congregação. Fim da citação.

Com relação a rezar Jumu’ah em casa, sozinha, isto não é válido nem para homens e nem para mulheres, por que Jumu’a só é válida quando feita em congregação, como afirmado no hadith do Mensageiro ? citado acima: "Jumu’ah é uma obrigação e é exigido de todo o Muçulmano em congregação."

Se um grupo quiser rezar Jumu’ah em casa, isto não é válido porque Jumu’ah é prescrito para que os Muçulmanos reúnam-se em um lugar para oração e para ouvir a khutbah e se beneficiar disto. Além do mais não é permitido que hajam várias orações de Jumu’ah em uma cidade ao menos que exista a necessidade disto, como por exemplo se a cidade é muito grande ou se não há mesquita jaami’ que possa suportar uma grande quantidade de pessoas.

Baseado nisto se você não vai à mesquita para rezar Jumu’ah, então você deveria rezar Zuhr em casa.

É dito em Fataawa al-Lajnah al-Daa’imah (7/337):

Se uma mulher reza Jumu’ah com o imam, isto é suficiente e ela não tem q rezar Zuhr; não é permitido que ela reze Zuhr naquele dia. Mas se ela reza sozinha então ela só pode rezar Zuhr, e ela não pode rezar Jumu’ah. Fim da citação.

É melhor que a mulher reze Zuhr em sua casa, por causa do sentido geral das palavras do Profeta ?: "Não proíbam suas mulheres de irem à mesquita, apesar de suas casas serem melhores para elas." Narrado por Abu Dawood (567); classificado como sahih por al-Albaani em Sahih Abi Dawood.

Se ela quer ir para Jumu’ah, então ela tem que evitar perfumes e adornos, e não se juntar aos homens nas ruas.

 E Allah sabe mais.

Fonte: IslamQA


You have no rights to post comments