A Menstruação dura mais de 15 dias. O que fazer?

Por Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Se o sangue continua a fluir e a mulher ainda está à espera de se purificar e excede 15 dias, então ela deve levar o seu período normal anterior como referência.

De acordo com este, ela deve fazer ghusl, e começar a rezar e compensar pelas orações dos dias em que ela não rezou, desde o momento em que o seu período normal teria terminado.

Por exemplo, suponha que uma mulher tem um período normal de 6 dias. No entanto, durante um determinado mês, o sangue continuou a fluir até 15 dias passarem, enquanto ela ainda estava à espera pelo final do período. Neste caso, ela faz ghusl imediatamente e começa a rezar, e reza todas as orações para os 9 dias, contados a partir do final do seu período normal até ao momento que ela fez ghusl.

A razão para isto é que o máximo de dias que o ciclo menstrual da mulher pode atingir é de 15 dias de acordo com a madhab do Imam Ahmed e muitos estudiosos (al-Mughni 1:388). Assim, se o fluxo continua passados 15 dias, então tudo depois do número de dias num ciclo normal é considerado istihada (que é o sangue que flui da mulher devido a razões diferentes da menstruação, tal como a partir de uma veia que sofreu ruptura, hemorragia, etc.)

Quanto a compensar pelas orações perdidas, ela deve rezá-las consecutivamente em ordem, por intenção, e ela pode descansar se ficar cansada.

Fonte: IslamQA

Tradução: Cláudia Sofia Simões


You have no rights to post comments