Não se Entristecer pelo que foi Perdido

 

A Comité Permanente para Pesquisa Académica e Ifta’

 

Pergunta:

O que poderá me proteger de arrependimento quando vejo que todos os meus amigos já se formaram? Quero que saibam que todos à minha volta, como o meu pai, a minha mãe, os meus irmãos, e o meu marido deixaram o assunto para eu decidir; eles temiam que eu os culpasse pelas consequências, já que eu sofria de uma doença psicológica que fez a minha natureza instável. Temo que chegará um dia em que não poderei mais suportar a minha vida conjugal e fugirei.

 

Em relação ao meu marido, quais são os meus deveres Islâmicos no que toca à forma como lhe trato a ele e ao meu lar? O que é halal (permitido) e haram (proibido) quanto aos direitos dos cônjuges? As coisas tornaram-se muito confusas, visto que as pessoas têm permitido alguns assuntos e proibido outros sem conhecimento. Os meus irmãos têm algum conhecimento do din (religião) e são religiosos, porém sinto-me envergonhada de perguntar-lhes sobre isto, e não consigo me esquecer sobre este assunto dos meus estudos. Espero que me possam ajudar a encontrar uma resposta que me protegerá de cometer algum erro e de me envolver no pecado. Que Allah vos recompense com o melhor. Gostaria que me enviassem alguns livros sobre o tratamento Islâmico para doenças psicológicas, sobre a vida familiar Islâmica, como contribuir e participar numa sociedade Islâmica, e de como posso manter a prática regular do meu salah (oração), sawm (jejum) e proteger-me a todo o tempo de tudo o que me possa prejudicar. Devo aqui mencionar que sou uma mulher decente e que tenho algum conhecimento do din – louvado seja Allah. Espero que me possam ajudar e que Allah vos conceda tudo o que é bom.

 

 

Resposta:

Primeiro:

É obrigatório que se um muçulmano escolher algo que pensava ser benéfico, no entanto o assunto acabar por ser diferente do que o esperado, que ele não se desespere e nem se lamente sobre o passado. Em vez, ele deve louvar a Allah pelo que lhe aconteceu e dirigir todos os assuntos a Ele (Glorificado e Exaltado seja), Aquele que os planeja com sabedoria e benefícios que só Ele conhece. Por vezes, Ele mostra-os e por vezes oculta-os como um teste. Allah (Exaltado seja) diz:

“E alvissara o Paraíso aos perseverantes, àqueles que, quando uma desgraça os alcança, dizem: "Por certo, somos de Allah e, por certo, a Ele retornaremos. " Sobre esses são as bênçãos e a misericórdia de seu Senhor. E esses são os guiados.” [Surah al-Baqarah (2):155-157]

Segundo:

É legislado de que deve viver com o seu marido, tratá-lo bem, e fazer por ele o que outras esposas fazem pelos seus maridos. Allah (Exaltado seja) diz:

“E elas têm direitos iguais às suas obrigações, convenientemente. E há para os homens um degrau acima delas. E Allah é Todo-Poderoso, Sábio.” [Surah al-Baqarah (2):228]

Deve cooperar com ele naquilo que é bom e em taqwa (temor/cautela de ofender Allah), tanto quanto possa. Se lhe for possível, deve ler as biografias de algumas das mulheres Sahabah (Companheiras do Profeta) e ver o que elas fizeram pelos seus esposos; isso lhe beneficiará grandemente.

Terceiro:

Deve aderir ao Livro de Allah (Glorificado seja) e à Sunnah (tudo o que é relatado do Profeta). Deve ter uma próxima e permanente ligação com o Livro de Allah (Glorificado seja), recitá-lo, contemplá-lo, compreendê-lo, e viver de acordo com ele, porque contém segurança e proteção. Allah (Exaltado seja) diz:

“E, se, em verdade, vos chega de Mim orientação, então, quem segue Minha orientação não se descaminhará nem se infelicitará. E quem der de ombros a Minha Mensagem, por certo, ele terá uma vida atormentada e ressuscitá-lo-emos cego, no Dia da Ressurreição. Ele dirá: ‘Senhor meu! Por que me ressuscitaste cego, enquanto, com efeito, era vidente?’ Allah dirá: ‘Assim é. Nossos sinais chegaram-te e tu os esqueceste. E, assim, hoje, és esquecido.’ E, assim, recompensamos a quem se entregou a excessos e não creu nos sinais do seu Senhor. E, em verdade, o castigo da Derradeira Vida é mais veemente e mais permanente.” [Surah Ta-Ha (20):123-127]

Allah (Exaltado seja) também diz:

“Por certo, este Alcorão guia ao caminho mais reto...” [Surah al-Isra’ (17):9]

E ainda:

“Este é um Livro bendito, que fizemos descer, para ti, a fim de que eles ponderem seus versículos e a fim de que os dotados de discernimento meditem.” [Surah Sad (38):29]

Quarto:

Uma vez que a sua mãe, o seu marido, e irmãos deixaram o assunto (dos seus estudos) consigo, aconselhamos que confie isto a Allah e que Lhe peça que a ajude, a conceda sucesso, e que abra o seu coração àquilo que é mais amado para Ele. De seguida, age de acordo com o que o seu coração estiver inclinado, tal como estudar ou não.

Quinto:

Aconselhamos-lhe, após prestar atenção ao Livro de Allah e à Sunnah do Seu Mensageiro (sallAllahu ‘alayhi wa sallam), ler os seguintes livros: “Kashf Talbis Iblis” de Ibn al-Jawzy, “Husn al-‘Uswah fy Akham al-Niswah” de Siddiq ibn Hasan, “Nida’ila al-Jins al-Latif” de Muhammad Rashid Rida, “Al-Jawab al-Kafy liman Sa’ala ‘an Al-Dawa’ Al-Shafy” de Ibn al-Qayyim, e outros livros como estes, que serão de grande benefício, especialmente para si.

Que Allah nos conceda sucesso. Que a paz e as bençãos estejam sobre o nosso Profeta Muhammad, sua família, e Companheiros.

 

 

 

Fonte: Alifta.Com

Tradução e adaptação: Mariama bint Carlos


You have no rights to post comments