Análise da Piedade

 

 

Das Características dos Salaf

 

Da moral e maneiras dos Salaf estava que eles analisavam estritamente a sua piedade (taqwa), jamais afirmando que a possuíam.

Allaah, o Altíssimo disse:

{ ...فَلَا تُزَكُّوا أَنفُسَكُمْ ۖ هُوَ أَعْلَمُ بِمَنِ اتَّقَىٰ} النجم: 32

Então, não vos pretendais dignos: Ele é bem Sabedor de quem é piedoso.” [Surah An-Najm (53):32]

Transliteração: fala tuzakkoo anfusakum huwa aAAlamu bimani ittaqa

«التقوى ههنا« رواه الإمام مسلم والترمذي

O Mensageiro de Allah, sallAllaahu ‘alayhi wa sallam, disse: "A taqwa está aqui", e ele apontou para o seu peito. [Muslim (16/120, 121) em al-Birr e at-Tirmidhi (8/115) em al-Birr]

 

Umar ibn Abdul Aziz (rahimahullaah) costumava dizer: "Ninguém pode atingir o nível de taqwaa até que ele não possua nem ações nem palavras que possam ser expostas para seu embaraço nesse mundo ou no Além." Ele foi questionado uma vez: "Quando é que o adorador atinge o cume da taqwaa?" Ele respondeu: "Se ele coloca todos seus pensamentos e desejos do coração numa bandeja, e então perambula pelo mercado, ele não deveria se sentir envergonhado de nada ali presente." Ele frequentemente dizia: "O sinal do muttaqi (pessoa piedosa) é refrear a si mesmo de falar, assim como alguém em ihraam se refrea de falar. O muttaqi precisa ser um erudito (aalim) da Shariah, toda ela, de outro modo ele abandona a taqwa sem se dar conta."

 

Abu Darda (radhiAllaahu ‘anhu) disse: "É da conclusão da taqwa que o servo tema seu Senhor mesmo no que se refere a coisas do peso de um átomo."

 

Abu Hurairah (radhiAllaahu ‘anhu) foi questionado sobre taqwa. Ele disse: "Ela é uma estrada cheia de espinhos. Aquele que a trilha necessita ter extrema paciência."

 

Sufyaan ath-Thawri (rahimahullah) disse, "Nós conhecemos pessoas que amavam quando se lhes dizia – ‘tema a Allah o Altíssimo’. Hoje vê-se que as pessoas só se irritam com isso."

 

Uma pessoa perguntou a Fudhayl ibn Iyaad (rahimahullaah), "Em que país gostaria que eu vivesse? Fudhayl respondeu: "Não há conexão entre você e alguma nação. O melhor país para si é o país que lhe ajude a adquirir taqwa."

 

Ó irmão! Procure em sua alma. Você teme a Allaah como nossos Salaf temeram? Ou você ficou aquém daquilo? Busque pelo perdão de Allah, pois todo louvor é para Ele, o Senhor dos Mundos.

 

Por Shaykh Ahmed Fareed

 

 

Fonte: IslamWay.Net


You have no rights to post comments