Orientações Sobre o Coronavírus e as Precauções a Serem Tomadas

O Comitê de Grandes Sábios do Reino da Arábia Saudita reuniu-se em sua reunião extraordinária n° 24, na cidade de Riyadh, na quarta-feira, 16/7/1441 AH, e pesquisou o que lhe foi enviado com relação à concessão do não comparecimento às orações de sexta-feira e orações congregacionais no caso de propagação de uma epidemia ou por medo de sua propagação. Depois de considerar os textos islâmicos, seus objetivos, princípios e declarações dos sábios sobre esse assunto, o Comitê de Grandes Sábios esclarece os seguintes pontos:

1 - É proibido a uma pessoa infectada com esse vírus participar das orações congregacionais e das sextas-feiras, porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Os (camelos) doentes não devem permanecer entre os saudáveis." [Relatado por Al-Bukhari e Muslim], e por sua afirmação: "Se vós ouvirdes sobre o surto de uma praga em uma terra, não entrai nela; e se ocorrer em uma terra em que estais, não a deixeis." [Al-Bukhari e Muslim].

2- Se um órgão especializado decide que a quarentena médica ou o isolamento é indicado a alguém, é obrigatório que se cumpra e que esta pessoa não atenda às orações congregacionais ou às de sexta-feira. A oração deve, portanto, ser estabelecida em casa ou no local do isolamento. Isso ocorre porque ash-Sharid ibn Suwaid Ath-Thaqafi disse: "Dentre a delegação de Thaqif havia um homem com hanseníase. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) enviou alguém a ele, dizendo: 'Aceitamos seu baiah (pacto de lealdade), então retorne.'" [Sahih Muslim]

3- Quem temer ser prejudicado ou prejudicar os outros, poderá não comparecer às orações de sexta-feira e nas congregações. Isso ocorre porque o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Que não haja dano ou dano recíproco". [Ibn Majah]

Em todos esses casos, se ele não rezar a oração de sexta-feira, ele deve rezar as quatro rakaat do Dhuhr.
O Comitê de Grandes Sábios aconselha todos a seguirem as diretrizes, conselhos e protocolos estabelecidos pelas autoridades especializadas.

Também aconselha a todos que temam Allah, o Poderosíssimo e Exaltado, e se voltem a Ele em súplica e humildade, e peçam a Ele para remover esta tribulação.

Allah, o Altíssimo, diz: " E, se Allah te toca com um infortúnio, não existirá quem o remova senão Ele; e, se Ele te deseja um bem, não existirá revogador de Seu favor. Com isto, Ele alcança a quem quer de Seus servos. E Ele é O Perdoador, O Misericordiador." [10:107].

Ele (o Mais Altíssimo) também disse: "E vosso Senhor disse: ‘Suplicai-Me, Eu vos atenderei...'" [40:60]

https://www.spa.gov.sa/2047028


You have no rights to post comments