Sobre Jihad (esforço)

Ibn al-Qayyim al-Jawziyyah, que Allah tenha misericórdia dele:

O Jihad (esforço) contra o “eu” tem quatro estágios:

1 – Esforçar-se em aprender sobre a guia e a religião da verdade , sem as quais não terá sucesso. Na verdade, não pode haver verdadeira felicidade, ou qualquer prazer neste mundo e no outro, a não ser através disso.

 

2 – Esforçar-se para agir de acordo com o que foi aprendido, já que o conhecimento sem ação não causa benefício, e sim danos.

3 – Esforçar-se em convidar outras pessoas para este conhecimento e ensinar aqueles que não o conhecem, do contrário, essa pessoa pode ser considerada daquelas que escondem o que Allah revelou da orientação e da clara explicação. Tal conhecimento não poderá beneficiar nem salvar uma pessoa da punição de Allah.

4 – Esforçar-se em ser paciente e perseverante com aqueles que se opõem a esta da'wah (chamado) para Allah e com aqueles que buscam causar danos. Deve-se pacientemente suportar todas essas dificuldades pela causa de Allah.
Quando estas quatro etapas forem concluídas, então essa pessoa é considerada dentre os Rabbaaniyyun [pessoas que alcançam alto nível de conhecimento]. Os Salaf (Predecessores) concordavam que um sábio não merecia o título de Rabbani até que ele reconhecesse e soubesse da verdade, agisse sobre ela e ensinasse aos outros. Assim, todo aquele que tem conhecimento, atua sobre ele e ensina esse conhecimento para os outros, é considerado dos Rabbaaniyyun.

[Zaadul-Ma’aad fi Hadî Khayril-’Ibaad pp.9-11, por Ibn al-Qayyim al-Jawziyyah, rahimahullah]

 


You have no rights to post comments