Hamza – o tio paterno do Profeta ﷺ

Hamza – o tio paterno do Profeta ﷺ
Compartilhe

Linhagem e vida de Hamza

Hamza ibn Abdul-Muttalib ibn Hashim ibn Abd Manaf ibn Qusay, conhecido por “O Leão de Deus” (Asadullah), e também intitulado “líder dos mártires”, conforme o dito do Profeta ﷺ: “Hamza ibn Abdul -Muttalib é o líder dos mártires”.

Ele teve vários filhos, incluindo Ya’la e ‘Aamir, de sua esposa, Bint al-Malaa ibn Malik ibn Abada. Também teve ‘Umara de sua esposa Khawla al-Ansariyya. Ele foi abençoado com uma filha, Umama, de sua esposa Salma bint Amis, irmã de Asma’ al-Khathamiyya. Ele (que Deus esteja satisfeito com ele) também era conhecido como Abu ‘Amara.

A sua história

A sua história da aceitação do Islam começou quando ele ouviu que Abu Jahl havia insultado, abusado e prejudicado Muhammad ﷺ. Irritado com o que ouviu, quando estava voltando de uma expedição de caça, encontrou Abu Jahl em meio a uma reunião de líderes coraixitas. Segurando um arco, bateu na cabeça de Abu Jahl ao saber de seus insultos a Muhammad ﷺ. Apesar da tentativa de retaliação, Abu Jahl foi detido por homens coraixitas e Hamza declarou abertamente o seu Islam, sem medo ou hesitação.

A sua conversão ao Islam impactou significativamente os Quraish. Isso coincidiu com a ascensão da mensagem do Profeta entre as pessoas, levando a desafios para a liderança, autoridade e riqueza dos Quraish. O Profeta ﷺ recusou as ofertas, clamando firmemente pela unicidade de Deus. É incorreto afirmar que a conversão de seu tio foi uma coincidência; ao contrário, foi um decreto divino e um meio de apoiar a missão de Muhammad ordenada por Allah para proteção, força e apoio à sua mensagem e aos seus seguidores.

A sua Jihad

Na Batalha de Badr, o Profeta confiou a Hamza (que Allah esteja satisfeito com ele) uma tarefa especial. Quando os campeões dos Quraish, ‘Utba ibn Rabi’a, junto com seu irmão e filho, avançaram em busca de combatentes, o Profeta convocou Hamza, ‘Ali e Ubaida.

Hamza enfrentou Utba e lutou com ele, acabando por matá-lo. Este tio do Profeta ﷺ era conhecido por sua força, bravura e sua distinção nas batalha: uma pena de avestruz. Os pagãos se perguntavam sobre quem era aquele que havia deixado a marca de uma pena no peito da vítima, identificando Hamza, aquele que lhes causou grande angústia.

O seu papel na batalha de Uhud

Hamza lutou ao lado do Profeta ﷺ com duas espadas durante a Batalha de Uhud. Ele foi creditado por matar mais de trinta pagãos durante esta batalha.

Sua presença e ações chamaram a atenção e inspiraram conspirações dos pagãos, levando Jubeir ibn Mut’im, conhecido como “O Etíope”, a ser subornado para caçar e matá-lo. Isto foi por instigação de Hind bint Utbah, que havia perdido pai, irmão, filho e tio na batalha. Hamza foi martirizado por Jubeir durante aquele conflito.

O seu martírio

Na fatídica Batalha de Uhud, Hamza ibn Abdul-Muttalib, conhecido por sua bravura, enfrentou o inimigo com determinação. No entanto, um momento de vulnerabilidade levou a uma tragédia quando ele caiu, deixando seu abdômen desprotegido. Wahshi, um escravo abissínio, aproveitou essa oportunidade para atingi-lo com uma lança, resultando no seu martírio. Era sábado, 15 de Shawal, no terceiro ano da Hégira, e o tio do Profeta ﷺ tinha aproximadamente cinquenta e nove anos, embora haja relatos que sugerem que ele poderia ter cinquenta e quatro anos. Seu título de “Líder dos Mártires” é um testemunho de seu sacrifício, e seu descanso final é em Madinah, onde foi enterrado.

Leia também sobre os outros familiares de Muhammad ﷺ: clique aqui

Fonte: Who Muhammad is?


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *