É Obrigatório Rezar na Mesquita se Morar Longe?

É Obrigatório Rezar na Mesquita se Morar Longe?
Compartilhe

Pergunta: Eu li sua resposta para a pergunta no. 72895 na qual diz que é obrigatório rezar em congregação. Minha pergunta é: Nós somos muçulmanos que moramos na Europa e não há muitas mesquitas aqui assim como nos países muçulmanos. Em uma cidade grande existe não mais de uma mesquita, e para chegar nela, leva muito tempo,e não há adhaan porque não é permitido e nós não conseguimos ouvir o chamado não importa a distância, longe ou perto. Qual é a regra para nós, se nós não rezamos em congregação em uma mesquita? Qual a evidência disto ser obrigatório no nosso caso, porque a condição de se ouvir o adhaan não é preenchida.


Resposta:

Primeiro: Rezar em congregação é obrigatório para todo homem adulto que pode ouvir o chamado.

O que se quer dizer por “ouvir o chamado” é que a pessoa possa ouvir o adhaan dado em voz mediana sem amplificação do som, se o muezzin aumenta sua voz e não há vento ou outros barulhos que podem afetar a audição do adhaan.

Baseado nisto, você não está obrigado a participar de orações em congregação na mesquita se esta é muito longe de você.

Isto tem a ver com as cinco orações diárias em congregação. Em relação a Jumu’ah (oração de sexta-feira), existe outra situação. É obrigatório para todos que estão em uma cidade ou vilarejo na qual Jumu’ah acontece regularmente, sendo ouvido o adhaan ou não, e não importando o tamanho da cidade. Este é o consenso dos estudiosos.

Al-Nawawi (que Allah tenha piedade dele) disse: al-Shaafa’i e os companheiros disseram: Se existem quarenta ou mais pessoas adultas na cidade, então Jumu’ah é obrigatória para todos na cidade, mesmo se a cidade for grande e mesmo se podem ouvir o adhaan ou não. Existe consenso em relação a este ponto. Fim da citação de al-Majmoo’ (4/353).

Segundo: Se a pessoa está desobrigada a orar em congregação porque está longe da mesquita, isto ainda é mustahabb para ele e ele deveria estar disposto a ir a mesquita frequentemente, especialmente se ele está vivendo longe de outros muçulmanos. Ao encontrar outros muçulmanos ele irá renovar sua fé, aumentar seu status, reforçar os laços de irmandande e amor, e fazer seus filhos acostumarem-se a amar e respeitar a mesquita. Ele deveria também se juntar a esforços para construir mesquitas e aumentar o número delas, e cooperar com outros que tenham o mesmo propósito. Deve ser observado que as cidades européias variam bastante neste tocante, e isto se deve a muitos fatores, os quais algumas vezes incluem falta de esforços da parte de alguns, sua falta de unidade e sua distração em relação a este assunto tão importante e falta de lutar para encontrar soluções para isto.

Não é segredo algum que existe uma grande recompensa em lutar para se chegar a uma mesquita, não importando quão grande seja a distância. Muslim (654) narrou que Ibn Mas’ud (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Quem quer que gostaria de encontrar Allah, que Ele seja exaltado, amanhã como muçulmano, que ofereça regularmente estas orações onde o chamado da oração é dado, pois Allah prescreveu as Sunnahs como guia de seu Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) e elas (as orações) estão entre as Sunnahs do direcionamento. Se você reza na sua casa como aquele que fica longe das mesquitas e reza em sua casa, você terá abandonado a Sunnah do seu Profeta, e se você abandona a Sunnah do seu Profeta você irá se desencaminhar. Não há homem que se purifique e se purifique bem, e então vai para uma destas mesquitas, mas Allah irá gravar um bom ato para cada passo que ele der, e irá aumentar-lhe o status em um grau a partir daí e irá apagar um mau ato. Eu me lembro quando ninguém ficaria longe a não ser um hipócrita cuja hipocrisia era conhecida, e um homem se espremeria entre dois outros homens só para posicionar-se nas fileiras de oração.

Você também deveria estar interessado em estabelecer orações em congregação em casa, ou com seus vizinhos, se você não vai até a mesquita. Entre os meios para se alcançar isto é tentar trazer famílias muçulmanas que vivem próximas umas das outras, quando todos estarão interessados em oferecer oração em congregação e este grande ritual irá ter um lugar em seus corações.

Nós pedimos a Allah para aumentar sua fé, orientação e piedade, e para ajuda-lo a carregar e espalhar a mensagem do Islam.

E Allah sabe mais.

Fontes: Islam QA


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *