Aminah Bint Wahb – a mãe do Profeta ﷺ

Aminah Bint Wahb – a mãe do Profeta ﷺ
Compartilhe


Aminah Bint Wahb

Aminah bint Wahb foi a mãe do melhor da humanidade, Muhammad ﷺ. Sua linhagem remonta à tribo Quraysh; seu pai era Wahb ibn Abd Manaf ibn Zuhrah ibn Kilab, avô materno do Profeta ﷺ. Sua mãe era Barrah bint Abd al-Uzza ibn Qusai ibn Kilab, avó materna do Profeta.

Ela não tinha irmãos, portanto o Profeta ﷺ não tinha tios maternos, exceto Abd Yaghuth ibn Manaf. Ela não foi criada na casa de seu pai, mas sim por seu tio Wahib ibn Abd Manaf. Sua linhagem nobre a concedeu um status distinto entre seu povo. Aminah bint Wahb era conhecida entre o seu povo pela sua inteligência aguçada e discurso eloquente.

O casamento

Aminah bint Wahb estava sob os cuidados de seu tio Wahib quando Abdul Muttalib veio pedi-la em casamento para seu filho Abdullah Ibn Abd Al-Muttalib. Seu tutor concordou com seu casamento com Abdullah ibn Abdul Muttalib. Na mesma reunião, Abdul Muttalib também propôs casamento a Hala bint Wahib – prima de Aminah – e ela concordou com o casamento. Desta união, Hala deu à luz Hamza ibn Abdul Muttalib – o tio do Profeta ﷺ. Aminah bint Wahb ficou com Abdullah ibn Abdul Muttalib por três dias após o casamento, o que era um costume árabe comum para recém-casados.

É mencionada em livros históricos a história da luz entre os olhos de Abdullah ibn Abdul Muttalib durante seu casamento com Aminah bint Wahb e a gravidez dela.

Foi narrado que durante a temporada de peregrinação, ele passou por uma mulher da tribo Banu Khuza’a, Layla al-Adawiyya, que viu a luz que emanava entre os olhos de Abdullah. Ela se ofereceu a ele em troca de cem camelos. Ele disse que voltaria para ela e depois foi até sua esposa, Aminah bint Wahb. Ao se lembrar da mulher que se oferecera a ele, voltou para ela, mas esta não viu mais a luz radiante em seu rosto. Ela perguntou se ele tinha estado com outra mulher, e ele informou que tinha estado com sua esposa Aminah.

O casamento de Aminah bint Wahb com Abdullah ibn Abdul Muttalib não durou muito, pois ele fez uma viagem comercial a Gaza, na Palestina. Na viagem de volta, antes de chegar a Makkah, adoeceu gravemente em Madinah e morreu ali, onde foi sepultado. Naquela época, Aminah bint Wahb estava grávida de Muhammad ﷺ. Ela o deu à luz após a morte de seu pai e, como ele nasceu órfão de pai, ficou sob os cuidados de seu avô, Abdul Muttalib. Aminah bint Wahb costumava viajar todos os anos de Makkah a Madinah para visitar o túmulo de seu marido Abdullah.

A gravidez

A gravidez de Aminah bint Wahb de seu filho, o Profeta Muhammad ﷺ, foi fácil e leve. Ela não sentiu o fardo que outras mulheres sentem durante a gravidez. Ela não tinha conhecimento de sua gravidez e não tinha certeza disso, exceto que sua menstruação havia parado. Porém, foi narrado que ela sentiu uma presença chegando até ela num estado entre o sono e a vigília, informando-a de que carregava o melhor da humanidade, o que confirmou sua gravidez.

Sua gravidez começou numa segunda-feira e, à medida que a data do parto se aproximava, ela ouviu uma voz instruindo-a a buscar refúgio em Allah, o Único, o Eterno, e a confiar seu filho a Ele. Ela deu à luz alguns dias depois, sem passar por grandes dificuldades durante o parto. Não deu tempo de Abdullah ibn Abdul Muttalib e Aminah bint Wahb terem outros filhos além de Muhammad ﷺ devido à morte prematura de Abdullah.

A morte

Quando o Mensageiro de Allah ﷺ atingiu a idade de seis anos, e em algumas narrações quatro anos, sua mãe Aminah bint Wahb o levou a Madinah para visitar seus tios maternos, os Banu Adi bin al-Najjar. Acompanhando-os estava a babá do Profeta ﷺ, Umm Ayman. Eles montaram em dois camelos e ficaram em um lugar chamado Dar al-Nabigha, onde passaram um mês inteiro. O Mensageiro de Allah ﷺ lembrou-se deste lugar quando cresceu e migrou para Madinah. Ele se lembra de ter brincado lá com outras crianças e de como os judeus costumavam falar sobre ele em sua infância, dizendo que os sinais da missão profética eram aparentes nele.

Na viagem de regresso, Aminah bint Wahb e o seu filho, juntamente com Umm Ayman, adoeceram num lugar chamado al-Abwa, onde Aminah faleceu e foi enterrada. Está localizado entre Makkah e Madinah. Umm Ayman então retornou a Makkah com Muhammad ﷺ embalando-o, junto com os dois camelos. É narrado que o Mensageiro de Allah ﷺ passou pelo túmulo de sua mãe quando ia realizar a ‘Umrah de Hudaybiyah –  Allah, Exaltado seja, permitiu que ele a visitasse. Ele se lembrou dela e de sua misericórdia para com ele e chorou em seu túmulo, junto com seus companheiros.

Após a morte de sua mãe e de seu pai, ele permaneceu sob a tutela de seu avô, Abdul-Muttalib, que o tinha em alta estima. Abdul-Muttalib tinha um lugar especial à sombra da Kaaba, onde nenhum dos seus filhos se sentava, nem permitia que alguém se aproximasse, exceto seu neto Muhammad. Quando Muhammad ﷺ ia para a cama de seu avô, na sua infância, as pessoas o afastavam, mas seu avô dizia: “Deixe-o, por Allah, ele tem um grande futuro”. Ele demonstrava muito afeto pelo neto, acariciava sua cabeça e dava tapinhas nele com misericórdia.


Fonte: Who Muhammad is?
Leia também: Abdullah bin Abdul Muttalib – o pai do Profeta ﷺ


Compartilhe

O Islam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *