Como Curar o Sentimento da Inveja?

 

Pergunta:

Algumas vezes eu sinto dureza em meu coração e algo como shirk (associar outros a Allah em sua Divindade ou adoração) discreto ou inveja. Qual o remédio para isso? Além disso eu costumava invocar Allah com o du’a (súplica) que foi dito pelo Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salam): “Ó Allah, eu busco refúgio em Ti de associar qualquer coisa a Ti conscientemente, e eu busco o Teu perdão por aquilo que eu desconheço.” Eu também faço du’a para que Allah conceda perdão e misericórdia àqueles a quem eu invejo, de modo a expiar meus pecados para com eles. Existe algum outro remédio que cure esta perigosa doença?

 

 

Resposta:

Você deve fazer muito dhikr (recordação de Allah), recitar o glorioso Qur’an, fazer muitos atos de 'ibadah (adoração) para além dos obrigatórios e manter-se em companhia de pessoas virtuosas. Você também deve ser sincero a Allah ao fazer esses atos de 'ibadah e evitar a riya’ (exposição, no sentido de se exibir) ao fazer as ações virtuosas por Allah, Sozinho, para que prospere na Outra Vida. Quanto ao livrar-se da inveja, você tem que acreditar que todas as graças e favores são dádivas de Allah (Glorificado e Exaltado Seja) e que é Ele Quem as partilha dentre Seus servos. Allah (Glorificado e Exaltado Seja) diz:

“Partilham eles a misericórdia de teu Senhor? Nós é que partilhamos, entre eles, seus meios de subsistência, na vida terrena. E elevamos, em escalões, alguns deles acima de outros, para que uns tomem a outros, por servos. E a misericórdia de teu Senhor é melhor que tudo o que juntam.” [Surah az-Zukhruf (43):32 ]

 

Uma pessoa deve amar para os outros o que ama para si mesma. O Profeta (sallAllahu 'alayhi wa salam) disse:

“Nenhum de vós será verdadeiro crente até que ame para seu irmão o que ama para si mesmo.” [1]

 

As pessoas deveriam manter-se longe do ciúme e da inveja ocupando-se com palavras e atos benéficos.

 

Que Allah nos garanta sucesso. Que a paz e as bênçãos estejam sobre nosso Profeta Muhammad, sua família e Companheiros.

 

O Comitê Permanente para Pesquisa Acadêmica e Ifta’

Membro: ‘Abdullah ibn Ghudayyan

Vice-Presidente: ‘Abdul-Razzaq ‘Afify

Presidente: ‘Abdul-‘Aziz ibn ‘Abdullah ibn Baz

 

Referências

[1] Iman Ahmad, vol.3, pp. 16, 206, 251, 272 e 289; Al Bukhari, vol.1, pág 9; Sahih Muslim, [Sharh Al-Nawawy], vol.2, pp. 16-17; Al Nasa'y, vol.8, pp. 115-125; Al-Tirmidhy, vol.4, pág 667; Ibn Majah, vol.1, pág 26 e Al-Darimy, vol2, pág 307.

 

 

Fonte: Alifta.com

Tradução e Adaptação: Islane Castelo


You have no rights to post comments