7 Coisas a Fazer em Tempos de Dificuldade

 

 

 

Quando uma pessoa enfrenta uma dificuldade, é fácil para ele/ela desistir e afastar-se dos seus desafios ou queixar-se e culpar aqueles à sua volta. Ela cai em depressão, sente-se incapaz e triste sobre a sua situação. Não entende o “porquê de isto lhe estar a acontencer” ou “o que fez para merecer isto”. Porém, para um Muçulmano(a) Produtivo(a), a sua forma de pensar é completamente diferente.

 

Quando um Muçulmano(a) Produtivo(a) enfrenta dificuldade, ele/ela dá um passo atrás da sua situação difícil e pondera sobre ela de um nível superior. Dá um passo atrás da sua vida com todas as suas preocupações, aflições, problemas, e pensa nela a partir de uma perspectiva da Akhira [a Outra Vida], depois pergunta-se a si mesmo a questão: o que é que TUDO isto significa quando comparado com a Outra Vida? O que é que TUDO isto significa comparado com a eternidade no Jannah?

 

Um dos grandes equívocos que todos temos nesta vida é de que se fazemos o bem, então devemos obter o bem nesta vida e na Outra. Isto não é totalmente verdade.

 

Esta vida não é a vida na qual obteremos justiça. Se este fosse o caso, não haveria nenhuma necessidade por um Dia do Julgamento ou Akhira.

 

Esta vida é uma vida de dualidade; há o bom e o mau, a justiça e a injustiça, a misericórdia e a opressão, o amor e o ódio, a verdade e a falsidade, etc. O seu papel nesta vida é vivê-la de acordo com a forma como Allah (Glorificado e Exaltado Seja) lhe ordenou que fizesse, buscando o Seu prazer, evitando a Sua ira. E Allah (Glorificado e Exaltado seja) prometeu-lhe em muitas partes do Qur’an, que se fizer apenas isso, Ele dar-lhe-á uma ‘boa’ vida. Allah diz no Qur’an:

“A quem faz o bem, seja varão ou varoa, enquanto crente, certamente, fá-lo-emos viver vida benigna. E Nós recompensá-los-emos com prêmio melhor que aquilo que faziam.” [Surah An-Nahl (16):97]

 

“’Por certo, quem é piedoso e pacienta, Allah não faz perder o prêmio dos benfeitores.’” [Surah Yusuf (12): 90]

 

Durante momentos de dificuldade, é essencial lembrar que existem formas eficazes de se lidar com qualquer atribulação.

 

Aqui se apresentam 7 passos práticos para ajudá-lo a enfrentar qualquer situação  difícil:

1. Salah. Certifique-se de que mantém as suas orações a tempo - 5 vezes por dia. Nunca perca uma salah e faça o seu melhor para rezar cada salah com sinceridade como se fosse a sua última salah neste mundo.

 

2. Leia o Qur’an. Este Qur’an é tão magnífico que não importa por que dificuldade esteja a passar, encontrará consolo nele.

 

3. Faça Dua. Principalmente a dua para remover ansiedade.

 

4. Dê Sadaqah. Dê muita caridade, tanto quanto possa, porque ajuda a afastar a dificuldade. E se não lhe for possível dar dinheiro, até mesmo palavras gentis ou sadaqah física (ou seja, ajudar pessoas fisicamente ou emocionalmente) pode valer.

 

5. Defina Metas e Tenha uma Visão. Não deixe o Shaytan brincar consigo e continue a repetir o vídeo da sua dificuldade na sua mente uma e outra vez, siga em frente! Defina novas metas, novos projetos, e lembre-se de que está com Allah, nada lhe deve parar!

 

6. Acorde Cedo. Acorde antes do fajr e trabalhe nas suas ideias e projetos, ou simplesmente leia Qur’an. Manter-se ocupado antes da aurora é uma forma definida de afastar-se da sua dificuldade e ultrapassar desafios. Faça a maior parte das suas ideias/trabalho nessas primeiras horas, elas são as horas abençoadas.

 

7. A Dificuldade Não É Perdida. Lembre-se, Allah nunca se esquecerá da injustiça/dificuldade pelo que passou, portanto não se preocupe sobre buscar vingança ou tentar obter justiça.

 

No fim, oro a Allah para que Ele (Glorificado e Exaltado Seja) remova todas as suas provações e dificuldades, lhe abençoe com uma boa vida e lhe ajude a lembrar-se d’Ele dia e noite, pois

“(...) é com a lembrança de Allah que os corações se tranqüilizam (...).” [Surah Ar-Ra’d (13):28]

 

 

Fonte: ProductiveMuslim

Tradução e Adaptação: Mariama bint Carlos


You have no rights to post comments