Sobre Buscar o Conhecimento

 

Pergunta: Minha questão contém vários pontos, mas eles são todos conectados entre si e tem a ver com a busca do conhecimento. Eu espero que vocês possam responder estas quentões que estou fazendo, porque um dia quero ser como o Sheikh Ibn Baaz ou Shaikh Ibn ‘Uthaymeen

. Vocês podem pensar que sou louco ou tolo, mas Allah sabe que estes grandes estudiosos são meu exemplo na busca do conhecimento.

1 – Casamento. Estar casado entra em conflito com a busca do conhecimento, especialmente para mim que estou no início da busca do conhecimento e eu já atrasei por bastante tempo. Eu tenho 25 anos, mas tenho ciência de muitos assuntos, mas sem nenhum conhecimento profundo e enraizado. Tem outro ponto: Sou um homem joven que Allah abençoou com força fisica e boa aparência, e eu temo por mim mesmo nos tempos de fitnah em que estamos vivendo. Além do mais, não é fácil encontrar outra garota como a que eu quero me casar, pois ela vem de uma família muito comprometida religiosamente, e eu amo o pai dela e os irmãos e espero que hajam laços de matrimônio entre nós.

2 – Tempo requerido para a aquisição de conhecimento. Quantas horas eu tenho que passar estudando, a parte do tempo que eu devoto a estudar o Alcorão, pois eu separei um tempo especial para a leitura e a memorização do Alcorão.

3 – Internet e Tvs satélite. Eu gasto uma hora e meia por dia olhando sites religiosos na internet, assim como o seu site e o Muslim site (DR.Naasir ‘Umar) e Islamnet. Eu também passo uma hora por dia assistindo al-Jazeera notícias e qualquer outro programa que discuta assuntos importantes em outros canais. Isto é feito com o objetivo de me educar sobre vários aspectos da vida. Eu deveria continuar fazendo isto, ou eu deveria usar este tempo buscando conhecimento ou em atos de adoração?

 

Resposta:

Os louvores são para Allah.

Bênçãos por sua grande ambição e pela vontade de adquirir conhecimento com o qual Allah lhe abençoou. porque o conhecimento da shariah é a busca mais nobre a qual um homem pode gastar sua vida e sua juventude.

O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Este mundo é amaldiçoado, assim como tudo o que há nele, exceto pela lembrança de Allah (dhikr) e o que ele gosta (atos corretos), e um exegeta ou um estudante."

Narrado por al-Tirmidhi (2322) que disse: é hasan ghareeb. Também foi classificado como hasan por Ibn al-Qayyim em ‘Uddat al-Saabireen (260) e por al-Albaani em al-Saheehah(2797).

O caminho para o conhecimento é longo e é um projeto de vida. Aquele que busca o conhecimento continuará até que se encontre com Allah.

Foi narrado por Abu Ss’eed al-Khudri (que Allah esteja satisfeito com ele) que o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "O crente nunca irá ouvir coisas boas (busca do conhecimento) o suficiente até que ele alcance o Paraíso."

Narrado por Al-Tirmidhi (2686) que disse: É hasan ghareeb. Foi classificado como sahih por al-Haakim (4/129) e al-Dhahabi concordou com ele. Foi classificado como da’eef por al-Albaani em Da’eef al-Tirmidhi.

Os seguintes conselhos lhe responderão suas perguntas:

Primeiro:

O melhor momento para buscar o conhecimento é quando a pessoa é jovem, quando a pessoa está alerta e tem bastante energia. Não importa se a pessoa perde a oportunidade de aprender quando é jovem ou na infância, porque quando um estudante é jovem, ele tem condições de repôr o que ele perdeu, se ele trabalhar duro.

Ibn Abi Shaybah narrou em seu Musannaf (5/284) que ‘Umar ibn al-Khattab (que Allah esteja satisfeito com ele) disse: Aprenda antes que você alcance uma posição de destaque.

Abu ‘Ubayd disse em Ghareeb al-Hadith(3/369):

Ele disse: Adquira conhecimento quando você ainda é jovem, antes de você se tornarem líderes. Fim da citação.

Quando al-Bukhari citou estas palavras em um mu’allaq relatado em seu Sahih (p.39), ele seguiu aquilo dizendo:

E depois que você atingiu uma posição de destaque; os companheiros do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) adquiriram conhecimento quando eles estavam mais velhos. Fim da citação.

O que al-Bukhari (que Allah tenha piedade dele) quiz dizer é que sendo mais velho e estando em uma posição de destaque não o impede de aprender. Muitos dos Sahabas se tornaram muçulmanos quando eles estavam mais velhos, assim como Abu Bakr (que Allah esteja satisfeito com ele), então eles se tornaram líderes de conhecimento, luz e direcionamento.

Eu também lhe dou os glad tidings de que por volta dos vinte anos é a melhor fase para se buscar o conhecimento, porque você ainda é jovem e forte. Os estudiosos escolheram esta idade para aprenderem assuntos difíceis, e o que vem antes disto é somente memorização do Alcorão e alguns textos.

É dito em Tadreeb al-Raawi (1/414):

Alguns dos estudiosos disseram: É mustahabb começar a aprender hadith depois dos trinta anos. Esta era a opinião do povo da Syria. E foi dito depois dos vinte anos, que era a opinião do povo da Kufah. Sufyaan al-Thawri disse: Se um homem quiser aprender hadith, ele deveria executar atos de adoração por vinte anos previamente.

Abu ‘Abd-Allah al-Zubayri que era um estudioso Shaafa’i, disse: É mustahabb aprender hadith quando se está nos vinte anos, porque é quando sua mente atinge a maturidade. Antes disto, eu prefiro que uma pessoa se ocupe em memorizar o Alcorão e estudar fiqh. Fim da citação.

Agora, você está no início da busca do conhecimento, e você não perdeu nada, in sha Allah. Tente ter certeza de que seu princípio seja sólido e forte, e não perca se tempo, pois o que foi perdido não pode ser recuperado.

Segundo:

Buscar conhecimento é prescrito para a vida toda da pessoa, e a vida da pessoa só termina com a morte, é essencial que aquele que busca o conhecimento combine a satisfação das necessidades deste mundo com a busca do conhecimento. Isto inclue o casamento, pois o casamento não deve nunca ser uma barreira para a busca do conhecimento. Se aquele que busca o conhecimento considera a busca do conhecimento como um dos maiores atos de adoração os quais ele pode passar os anos de sua vida, então o casamento, trabalho e tomar conta das necessidades deste mundo somente estão a serviço do projeto maior de vida, que é a adoração a Allah através da busca do conhecimento.

É desta forma que os Sahabah Taabi’een e os estudiosos mais tardios foram. Alguns deles eram merchants, alguns eram governadores, alguns eram casados com uma esposa outros eram casados com quatro, e alguns tinham famílias, mas isto não os distraía da busca do conhecimento.

Abu Haamid al-Ghazaali (que Allah tenha piedade dele) disse em Ihya’ ‘Uloom al-Deen (2/44):

Se um homem tem as qualidades corretas e está livre de problemas, então sua riqueza é toda halaal e ele tem bom caráter e ele é sério sobre seu comprometimento religioso, então se casar não o distrairá de Allah. Além disso, ele é um homem jovem que precisa acalmar seus desejos, e ele está sozinho e precisa de alguém para ajudá-lo a tomar conta de sua casa e mantê-lo casto. Sem dúvidas que o casamento é melhor para ele. Fim da citação.

Sheikh Ibn ‘Uthaymeen (que Allah tenha piedade dele) foi questionado em Liqa’ al-Baab il-Maftooh (3/56):

Existe uma pessoa que busca o conhecimento da shariah que quer se casar, mas ele teme que se ele se casar, isto irá distrí-lo da busca do conhecimento. Qual conselho você pode dar para ele?

O Sheikh (que Allah tenha piedade dele) respondeu:

O casamento não é um obstáculo à busca do conhecimento, ao invés disto, pode até ajudar na busca do conhecimento. Um homem pode ser abençoado com uma esposa que lê e escreve e pode ajudá-lo. Mesmo se ela não faz isto, no mínimo ela pode tirar o waswaas e pensamentos de casamento, pois o casamento ajuda a busca do conhecimento pois provê uma atmosfera propícia para a busca do conhecimento, uma atmosfera calma e tranquilia. A esposa pode ajudá-lo a liberar tempo que ele usaria nas necessidades da casa. Então meu conselho para este jovem é que vá em frente e case-se, pois há muitas coisas boas nisto, e é obediência ao comando do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) e seguir a sua Sunnah e a Sunnah de seus companheiros Mensageiros. Fim da citação.

Sheikh ‘Abd al-Azeez ibn Baaz (que Allah tenha piedade dele) disse em Fataawa ‘Ulama al-Balad al-Haraam (277):

Meu conselho para todos os homens e mulheres jovens é que se apressem a casar se eles estiverem aptos, porque o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Oh jovens, qualquer de vocês que tenha possibilidades de se casar, que o faça, pois isto ajuda a recatar os olhares e proteger suas partes privadas (permanecer castos). Quem quer que não tenha condições para isto, que jejue, pois esta é uma proteção para ele." Isto serve a muitos interesses como o Profeta(que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) apontou, assim como recatar os olhares, guardar a castidade, aumentar o número de pessoas da ummah e manter-se à salvo de qualquer consequência negativa. Fim da citação.

Terceiro:

Em relação à quantidade de tempo gasta para a busca do conhecimento, isto é algo que as pessoas variam e ninguém tem o direito de estipular uma quantidade de tempo específica. Eu lhe darei alguns exemplos aqui, para que você chegue à uma conclusão.

Ibn al-‘Attaar, o estudante de al-Nawawi, disse:

Nosso Sheikh (que Allah tenha piedade dele) me disse que ele nunca gastava nenhum tempo, de dia ou de noite, sem estar ocupado com o conhecimento, e mesmo na estrada ele estaria lendo. Ele continuou desta maneira por seis anos, então ele começou a escrever livros. Ele nunca comia dia e noite, exceto por uma refeição após oração de Isha, e ele bebia somente uma vez, um pouco antes do amanhecer. Ele disse: Eu temo que meu corpo fique hidratado e me faça querer dormir. Fim da citação.

Ibn ‘Aqeel al-Hanbali disse:

Não é permitido que eu desperdice uma hora de minha vida mesmo quando minha língua não está ocupada memorizando ou debatendo com outros, ou meus olhos não estão ocupados com leitura. Eu penso que mesmo quando estou descansando ou relaxando, então eu não me levantaria sem uma idéia para escrever. Eu limito o tempo que gasto comento tanto quanto eu puder, até mesmo que eu escolho comer algumas migalhas de pão ao invés do pão, pois o pão leva mais tempo para ser mastigado, então eu poupo meu tempo para a leitura ou para escrever algumas idéias úteis. A melhor coisa que o homem sábio pode poupar é o tempo.

Fim da citação. Veja Salaah al-Ummah (4/169-175).

Quarto:

Aquele que busca o conhecimento não deve ignorar os eventos atuais e o estado da sociedade. Estes são essesciais para o conhecimento. O faqeeh é aquele que compreende os textos apropriadamente e compreende a realidade a qual eles se aplicam.

Sheikh Ibn ‘Uthaymeen (que Allah tenha piedade dele) disse em Liqa’ al-Baab il-Maftooh (1/330):

É bem sabido que uma pessoa deve ter conhecimento da vida real, para que ele saiba como as pessoas estão vivendo. O Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) indicou isto nas palavras que ele disse quando enviou Mu’aadh ibn Jabal para o Yemen: "Você vai se encontrar com algumas pessoas do Povo do Livro", e ele lhes contou sobre a situação deles. Mas não é permitido sob nenhuma circunstância que isto se sobreponha ao seu estudo da religião. Nem os jovens e nem ninguém mais deve se focar somente no que está acontecendo aqui ou alí se focar somente em assuntos que ele não pode fazer nada sobre isto. Além disto, se ele tem vontade de endireitar os assuntos da Ummah, o entendimento apropriado a religião é requerimento básico. Também, o Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quando Allah quer o bem para uma pessoa, Ele lhe garante o entendimento apropriado da religião." Compreensão apropriada reque a aplicação de um entendimento apropriado do Islam nas vidas das pessoas, mas não é permitido sob circustancia alguma focar-se a vida e a realidade às custas do estudo religioso ao ponto que a pessoa não tem preocupações que não ler o jornais e as revistas, e por assim em diante, e negligencia o estudo do Alcorão e da Sunnah. Fim da citação.

Mas você sabe que muito do que é mostrado em canais satélites são coisas que não são permitidas para um Muçulmano assistir, porque programas mostram mulheres que estão mostrando sua beleza, e são acompanhados de música. Allah nos proveu de maneira a não termos necessidade disto, glória a Allah, porque você pode assistir o que você precisa em um canal que é livre de coisas que são haraam, ou um website de notícias Islâmico e confiável, especialmente por nós concordarmos que o que é requerido no seu caso é se familiarizar em geral com as atualidades, então se focar no assunto o qual você se importa mais, que é buscar o conhecimento e fazer da’wah, especialmente se há um mal que você pode mudar, ou algo bom que você gosta de fazer parte.

Mas se sua ambição é alcançar o mesmo nível de conhecimento dos grandes imams, esta é uma bênção que Allah concede a quem quer que Ele queira, e isto não é difícil para Allah. Mas você deve provar o que você diz, e a maneira de provar isto é lutando bravamente para adquirir conhecimento e devotando-se e sua riqueza a isto, então buscando o auxílio de Allah para lhe possibilitar a alcançar o status de imam em conhecimento e comprometimento religioso, pois esta é uma qualidade que Allah comanda a Seus escravos. Allah diz dos atributos dos servos do Mais Misericordioso (interpretação do significado):

"E os que dizem: "Senhor nosso! Dadiva-nos, da parte de nossas mulheres e de nossa descendência, com alegre frescor nos olhos e faze-nos guia para os piedosos."

[al-Furqaan 25:74]

Mas nós o alertamos contra fazer dos seus sonhos e ambições algo extremo, o qual pode levar ao pensamento irreal por um tempo, pois logo você pode sentir desespero e frustração porque você não alcançou muito. 

Nós o aconselhamos das palavras de Allah (interpretação do significado):

"E quem emigra, no caminho de Allah, encontrará, na terra, bastante abrigo – aviltante para o inimigo – e prosperidade. E quem sai de sua casa, emigrando para Alah e seu Mensageiro, em seguida a morte atinge-o, com efeito, impenderá a Allah seu prêmio. E Allah é Perdoador, Misericordiador.

[al-Nisa 4:100]

E nós o lembramos das palavras do Profeta (que a paz e bênçãos de Allah estejam sobre ele) para aqueles que estão seguindo o caminho que leva a Allah:

"Intencione a fazer o bem e faça o que puder. Faça suas obrigações cedo pela manhã ou á tarde ou a noite, e seja moderado e você irá alcançar o sucesso."

Narrado por al-Bukhari (6463) e Muslim (2818).

 

E Allah sabe mais.

Fonte: IslamQA


You have no rights to post comments