Ser Demasiado Tímido para Falar a Verdade é Meramente Ser Fraco

Pergunta: A minha queixa é que um sentimento de medo e pavor me vence quando eu quero remover um mal ou quando eu quero fazer uma pergunta para adquirir conhecimento. Qual é a cura para esta condição?

 

Resposta:

Este medo e pavor de que fala é do Shaytan, por isso seja alertado. Seja forte e não seja tímido, pois Allah Todo-Poderoso não se intimida com a verdade. Logo, você deve ser capaz de fazer uma pergunta a um sábio e impedir alguém de fazer o mal sem sentir a mais pequena porção de timidez.

A timidez que lhe impede de falar a verdade, não é timidez de todo, é só fraqueza. A timidez que é aprovada pela Shari'ah é a timidez que nos impede de cometer falsidade e mal. Esta é a timidez que o Profeta ? pretendia quando ele disse: "Al-Haya (timidez e modéstia) é parte da fé"[1]. Ou quando ele disse: "Al-Haya é boa - (é) tudo o que é bom"[2] .

A timidez, então, é legislada quando ela lhe impede de perpetuar fornicação, de beber álcool, de associar com os inimigos do Islam, e de tudo o que é mau. Este é o tipo de timidez prescrito.

[Sheikh `Abdul-`Aziz Bin Baz|Fatawa Islamiyah Vol. 8 Page 75]

 

Referências:

[1] Al-Bukhari, nº 24; e Muslim, nº36

[2] Muslim, nº 37


You have no rights to post comments