Jejuar seis dias do mês de Shawwal

Abu Ayyub (radhiAllahu ‘anhu) relatou: O Mensageiro de Allah (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) disse, “Aquele que observa as-saum (jejuns) no mês do Ramadan, e também observa as-saum por seis dias no mês de Shawwal, é como se tivesse observado as-saum pelo ano inteiro” (Muslim 1254).

 

Comentário

De acordo com a fórmula de que existem, pelo menos, dez vezes mais recompensas por cada virtude, os saum de um mês (de Ramadan) são equivalentes aos saum de dez meses. Se um indivíduo, para além disso, também jejuar seis dias de Shawwal, será equivalente aos saum de dois meses. Assim, o indivíduo torna-se elegível para a recompensa de um ano inteiro de saum.

Aquele que faz disso uma característica permanente é como aquele que jejua ao longo da sua vida. Será considerado por Allah como aquele que jejua permanentemente.

Apesar de voluntárias por natureza, são muito importantes. Pode-se jejuar estes seis dias seguidamente ou em intervalos, porém a sua observância um após o outro, no início do mês, é melhor. Da mesma forma, se uma pessoa perdeu alguns jejuns do Ramadan devido à doença, viagem, entre outros, deve primeiro compensar a falta (dos dias não jejuados) e em seguida jejuar os seis dias do jejum voluntário do mês de Shawwal.

Fonte:Retirado de Riyad-us-Saliheen de Imam Al-Nawawi (Tradução Inglesa); Capítulo 228: “The Desirability of Fasting six Days in the Month of Shawwal” - Disponível em : Abdurrahman.Org [https://abdurrahman.org/2014/09/04/riyad-us-saliheen-imaam-nawawi-chapter-228/]

Tradução e adaptação: Mariama bint Carlos


You have no rights to post comments