Menstruação no Tempo de Laylatul Qadr

 

 

Traduzido a partir da transcrição do áudio de uma palestra do Dr. Saleh as-Saleh (rahimahullah): "Menses at the time of  Laylatul Qadr[Áudio em Inglês]

Continua a ser proveitoso para a mulher durante seu período de menstruação, nos últimos dez dias de Ramadan, levantar-se na terça parte da noite para fazer du’a [súplicas], visto que claramente não pode fazer salaah [oração]. É benéfico fazer du’a na terça parte da noite, e isto é aberto [permitido] tanto para aquele que está num estado de pureza ritual como para aquele que está num estado de impureza ritual. Portanto não há nada de errado com isso. E a mulher no seu período de menstruação também pode recitar Qur’an a partir da sua memória e pode fazer lembranças [dos nomes e atributos de Allah], tudo isso. E podemos referir-lhe ao livro, “Natural Blood of Woman” do nosso Shaykh Ibn ‘Uthaymeen. Verifique este livro, in sha’Allah.

Se uma irmã tiver a sua menstruação durante as últimas dez noites [de Ramadan], é lhe permitido fazer a oração nessas noites?

Não. Ela pode fazer tudo exceto as orações e o jejum. Pode invocar a Allah (subhaanahu wa ta’ala), fazer caridade, e efetuar todas as boas ações de adoração exceto a oração e o jejum. Isto é, inshaa’ Allah claro, irmã? E já agora, um comentário nesta resposta para todas as irmãs: uma mulher que tenha a sua menstruação durante este período [as últimas dez noites do Ramadan] – este é um assunto prescrito por Allah. Elas não devem de forma alguma, se sentirem de todo tristes. Porque é que haveriam de se sentir tristes, nem que seja por um pouco, quando foi Allah (subhaahu wa ta’ala) quem prescreveu este assunto sobre elas? Isto é algo muito importante. Não deveriam ter nenhum tipo de objeção, seja ela qual for. Elas não serão privadas de nada que Allah (subhaanahu wa ta’ala) concedeu dos seus favores por causa disso. Foi Ele quem as ordenou absterem-se das orações. Foi Ele quem as ordenou absterem-se do jejum. [Isto é uma]Misericórdia sobre elas. Espero que isso, in shaa’Allah, seja tomado com bom entendimento.

Há uma boa pergunta:

Devido ao fato de que ela não pode realizar orações nessas noites por causa da sua menstruação, isto não significa que ela perde as recompensas de rezar na noite de Qadr?

A resposta é que ela não pode devido a uma licença legal. Portanto, ela faz os atos de adoração que lhe são permitidos. Ela pode recitar o Qur’an a partir da memória, invocar a Allah durante essas noites, antecipá-las e fazer caridade. Ela faz aquilo que lhe é permitido fazer. E foi por isto que o nosso Shaykh Muhammad bin Saalih al ‘Uthaymeen (rahimahullah) mencionou que o assunto não é limitado ao estabelecimento das orações, mas sim a todas as ações, a toda a adoração. Assim, está é a diferença fundamental, porque sabemos que em algumas noites o Profeta Muhammad (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) não estabeleceu as orações a noite inteira.

Deste modo, as irmãs que tenham o seu sangue natural nestes dias, não devem desistir.

  • Façam os atos de adoração que são permitidos.
  • Deem em caridade.
  • Deem boas palavras.
  • Antecipem a recompensa de Allah.
  • Façam du’a.
  • Façam lembranças [dhikr, invocando e lembrando os nomes e atributos de Allah].

Alhamdulillah.


You have no rights to post comments