À Procura da Laylat-ul-Qadr

Nos últimos 10 dias do Ramadan devemos estar focados em procurar pela Laylat Al-Qadr (Noite do Poder).

A Laylat Al-Qadr é descrita no Qur'an como:

"A Noite do Decreto é melhor do que mil meses" (Qur'an 97:3)

Isto é, adorar a Allah nessa noite é melhor que adorá-Lo por mil meses (83 anos e 4 meses).

Qualquer acção feita nesta noite, como recitar o Qur'an, lembrar Allah (dhikr), etc., é melhor que fazê-la por mil meses.

Embora tenhamos aumentado a nossa adoração a Allah neste mês em geral, agora estamos a entrar nos dias finais e é imperativo que o nosso nível de adoração esteja no máximo dos máximos. Como 'A'isha (radiAllahu 'anha) relatou: "O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) costumava esforçar-se mais na adoração durante os últimos dez dias do que em qualquer outra noite". (Ahmad e Muslim. Algumas narrações em Bukhari são semelhantes)

Por isso, aqui estão alguns conselhos para os irmãos e irmãs tirarem o máximo destas 10 noites:

  • Concentrem-se mais na oração e adoração;
  • Tentem persuadir outros membros da vossa família a estarem acordados em oração e adoração;
  • I'tikaf (isolamento retiro): Era costume do Profeta (a paz e as bençãos de Allah estejam sobre ele) passar os últimos dez dias do Ramadan na mesquita para aumentar a sua adoração e concentração.
  • Façam longos, sinceros e profundos du'as (súplicas), como os mencionados no seguinte hadith:

'A'isha (radiAllahu 'anha) disse: Eu perguntei ao Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele)"Ó Mensageiro de Allah, se eu souber que noite é a noite de Qadr, o que é que devo dizer nesta?". Ele disse: "Diz 'Ó Allah, Tu perdoas e gostas de perdoar, por isso perdoa-me.'" (Ahmad, Ibn Majah e At-Tirmidhi)

Transliteração do du'a: "Allahuma innaka 'afuwwun tuhibbul 'afwa fa'fu 'anni"

  • Façam com que os vossos pecados sejam apagados:

Abu Huraira narrou que o Mensageiro (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Quem estiver (a orar) na Laylat Al-Qadr enquanto nutre a sua fé com auto-avaliação, esperando a recompensa de Allah, terá todos os seus pecados perdoados". (Bukhari e Muslim)

  • Sejam generosos:

An-Nawawi disse:

"A generosidade é muito encorajada no Ramadan, especialmente durante as últimas dez noites. Ao fazer isso, imitamos o exemplo do Mensageiro de Allah ? tal como o exemplo das gerações piedosas..."

Fonte: wathakker.net


You have no rights to post comments