Compensar anos de Oração Perdida

Pergunta: Assalam Alaykum. Tenho 30 anos e sempre vivi de uma maneira muito irreligiosa e pecaminosa. Recentemente, no entanto, Allah guiou-me ao caminho reto e estou tentando corrigir os inúmeros pecados maiores que cometi em tenra idade. Por negligência e ignorância não fiz nenhuma das orações entre as idades de 20 e 27. Consequentemente, até agora perdi cerca de 90.000 orações fard (obrigatórias). Agora a minha pergunta é: Será que eu devo compensar (ou seja, fazer qadha’) todas as 90.000 orações obrigatórias que perdi? Ou será que eu simplesmente devo implorar que Allah me perdoe?

Mufti: Shaikh Ahmad Kutty e drª. Su`ad Salih

Wa `alaykum As-Salamu wa Rahmatullahi wa Barakatuh.

Em nome de Allah, O Misericordioso, o Misericordiador.

Todos os louvores e agradecimentos são para Allah, e que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre Seu Mensageiro.

A oração é um dos deveres mais importantes do Islam, sendo um de seus cinco pilares. Um muçulmano não deve perder oração alguma e todas elas devem ser feitas em seus horários prescritos. Allah diz no Alcorão: “(...) por certo, a oração, para os crentes, é prescrição com tempos marcados.” (An-Nisa’ 4:103)

Em um hadith, o Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, “Allah fez cinco orações obrigatórias para os Seus servos. Assim, quem quer que as faça e não perca nenhuma delas por negligência, tem a promessa de Allah de que entrará no Paraíso. E quem quer que não as faça, Allah não tem promessa com ele. Se Ele quiser pode puni-lo, e se Ele quiser pode perdoá-lo” (An-Nasa’i, Abu Dawud e Ahmad).

Respondendo à tua pergunta, o Shaikh Ahmad Kutty, um palestrante sênior e sábio islâmico no Instituto Islâmico de Toronto, Ontário, Canadá, diz:

“Você deve ser parabenizado por dar os passos para arrepender-se e tornar-se um muçulmano melhor, você pode ter certeza de que o islam é uma religião de misericórdia e esperança, então, anime-se e confie na promessa de perdão de Allah.

Allah diz, ‘E quem faz um mal ou é injusto com si mesmo, em seguida, implora perdão a Allah, encontrará a Allah Perdoador, Misericordiador.’ (An-Nisa’ 4:110)

Além disso, Allah diz, ‘Exceto quem se volta arrependido e crê e faz o bem: então, a esses, Allah trocar-lhes-á as más obras em boas obras. E Allah é Perdoador, Misericordiador.’ (Al- Furqan 25:70)

Agora, deixe-me ir para a segunda parte da tua pergunta:

Salah é o pilar mais importante do Islam. Ele é, de fato, a primeira obrigação religiosa prescrita a todo profeta, de Adam até Muhammad, atrás apenas de testificar a Unicidade de Allah. Ele diz, ‘(...) Por certo, a oração, para os crentes, é prescrição com tempos marcados.’ (An-Nisa’ 4:103). O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) depois narra em um hadith Qudsi: Allah disse: ‘O pacto entre Nós e eles é o Salah; assim, quem quer que a institua institui religião; quem quer que o sabote, sabota a religião.’

Portanto é importante que nunca nos tornemos negligentes em fazer o salah, se perdermos qualquer oração dele, seja por qual razão, devemos rezá-la imediatamente, sem mais delongas. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse, ’Quem dorme demais e perde sua oração ou esquece de fazê-la, que a faça tão logo lembre-se.’

À luz dessas e de outras evidências, a vasta maioria de sábios e imams é da opinião que o indivíduo deve compensar todas as orações que perdeu na vida, não importa quantas sejam. Então, de acordo com eles, você deve compensar todas essas orações. Uma das melhores maneiras fazê-lo – tal como foi sugerido por um sábio – é rezar com cada fard que você faça, outra fard no lugar da que você perdeu no passado. Consequentemente, por exemplo, antes ou depois de rezar o Dhuhr, reze outras quatro rak’ahs de Dhuhr como qadha’, e reze outras quatro rak’ahs de ‘Asr toda vez que você rezar o ‘Asr; você deve continuar a fazer isso até que tenha bastante certeza de que repôs todas as orações perdidas.

No entanto, a opinião acima foi rejeitada por sábios como Imam Ibn Taymiyah, Shawkani e Ibn Hazm. Eles são da opinião de que a pessoa que deliberadamente perdeu suas orações não pode, jamais, repô-las. Portanto, a única opção que lhe sobra é arrepender-se, pedir perdão de Allah, e fazer muitas boas ações; ao fazê-lo, então, pode esperar receber a misericórdia de Allah.
Enquanto Ibn Taymiyah difundia sua opinião disse ainda: ‘Insistir que quem se afastou do Islam por vários anos e então regressou ao seu seio deve fazer qadha’ de todas as suas orações perdidas, serve apenas como um dissuasor contra seu arrependimento e, por isso, equipara-se a limitar a misericórdia de Allah’. Ele, portanto, dispensa esta opinião e legisla que é suficiente que esta pessoa se arrependa, faça muito istighfar (pedir perdão) e boas ações.

Dito isso, devo adicionar que você nunca mais deve ser negligente com as suas orações.

Que Allah encha a todos nós com a Sua misericórdia e ajude-nos a permanecer firmes em Sua religião, amém”Retirado, com pequenas modificações, de: www.islam.ca 

Adicionalmente, a eminente sábia muçulmana, drª. Su`ad Salih, professora de Fiqh na Universidade Al-Azhar, declara:

“Irmão no Islam, tenha em mente que no Islam, taklif (imputabilidade) depende de maturidade e sanidade. O Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) afirmou que três são as pessoas que não podem ser responsabilizadas por seus atos: 1) a criança, até que se torne madura, 2) o insano, até que se torne são, e 3) a pessoa que dorme, até que acorde.
Igualmente os sábios do islam afirmam que estar são e ser maduro são condições para imputabilidade. Existem muitas razões que podem suspender a imputabilidade da pessoa, tal como esquecimento e compulsão. Então, um muçulmano são e maduro deve desempenhar seus deveres – tal como a oração – desde que não haja nada que o impeça de fazê-lo. A oração é um dos pilares mais importantes do islam.

Quanto às orações que você perdeu, deve repô-las às suas horas devidas. Você pode rezar cada oração duas vezes: uma para a oração atual e a outra para compensar a perdida.”

Com base nas fatawah supramencionadas, está claro que quem perdeu as orações por muitos anos deve conta-las e repô-las na esperança de que Allah, Todo-Poderoso, perdoá-lo-á.

Allah Todo-Poderoso sabe melhor.

Tradução: oislam.org
Fonte


You have no rights to post comments