O Remédio para os Sussurros do Shaytan na Oração

 

 

Pergunta: Quando inicio a oração, sou afligido por uns tipos de sussurros e pensamentos, e por vezes não sei o que recitei, nem quantas rakat orei. Por favor, aconselhe-me.

 

 

Resposta:

É prescrito para o adorador, homem ou mulher, achegar-se à oração com humildade para com Allah e lembrar-se de que está perante o seu Senhor, para que o Shaytan fique longe dele e que o susurro seja reduzido, na implementação das Palavras de Allah:

“Com efeito, bem-aventurados os crentes, que são humildes em suas orações (...).” [Surah Al-Mu’minun (23):1-2]

 

Se os susurros se tornarem frequentes, é prescrito buscar refúgio em Allah, do Shaytan, conforme o Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) ordenou Uthman Ibn Abi al-As quando este lhe (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) informou que Shaytan tinha perturbado as suas orações. E quando o adorador se torna confuso quanto ao número de rakat que orou, ele deve assumir o mínimo, baseando a sua estimativa sobre aquilo de que está certo, e depois completar a sua oração. De seguida, ele deve realizar duas prostrações de esquecimento antes de fazer o taslim [a parte final do salah que consiste em recitar ‘Assalamu alaikum wa rahmatullah’], baseado na narração de Abu Said (radhiAllahu ‘anhum) do Profeta (sallAllahu ‘alayhi wa sallam) na qual ele disse:

“Se qualquer um de vós estiver em dúvida quanto à sua oração, e não saber o quanto orou, três ou quatro (rakat) então que afaste a dúvida e baseie a sua estimativa sobre aquilo de que está certo. Depois deve prostrar-se duas vezes antes de fazer o taslim; se tiver rezado cinco [rakat], a sua oração será uma intercessão para ele, se tiver completado a oração corretamente, será uma humilhação para o Shaytan.” [Sahih Muslim (571)]

 

E Allah é o Dador de sucesso.

 

Shaykh Ibn Baz (rahimahullah)

 

 

Fonte: Abdurrahman.Org

Tradução: Mariama bint Carlos


You have no rights to post comments