Devo refazer minha Shahada e Ghusl?

     

A pessoa que se arrepende e retorna ao seu Senhor depois de ter deixado de fazer as orações tem que refazer a Shahada (testemunho de fé) novamente, e fazer ghusl (banho completo do ritual de purificação)?

 Shaykh Uthaymeen:

      Se a pessoa que não reza se arrepende a Allah, o Exaltado, e começa a rezar novamente, então ele vai ser um muçulmano devido à sua oração; porque a pessoa que se torna um descrente devido a deixar algo, torna-se crente novamente quando começa a realizar esta ação, no caso, rezar. E nesta mesma oração, ele vai dizer: "Eu testemunho que nada tem o direito de ser adorado exceto Allah, e eu testemunho que Muhammad é Seu servo e mensageiro”.

      Quanto ao ghusul, isto é baseado na visão de que é uma obrigação quando o descrente entra no Islam. Assim, aqueles que dizem que quando o descrente entra no Islam o ghusul é uma obrigação, detêm a visão de que a pessoa que começa a rezar novamente deve(re) fazer o ghusul. Quanto àqueles que dizem que não é obrigatório para o descrente que entra no Islam fazer ghusul, são os que dizem que não é obrigatório para o que se arrependeu e retornou, (re)fazer o ghusul. E não há dúvida de que é melhor fazer o ghusul, para sair da diferença de opinião entre os estudiosos, e também para livrar-se de qualquer possível culpa.

Tradução: Laila Castelo
Fonte: Áudio de Perguntas Enviadas ao Sheikh, que Allah tenha misericórdia dele


You have no rights to post comments