Lar Islâmico Moderno

O lar é um local a ser aperfeiçoado para que sua manutenção possa ser um ato de adoração. Nosso lar deve ser uma parte da nossa base para sermos firmes no caminho de Allah.

Postado por Abdul-Baseer em 21 de outubro de 2014

Vivemos em um mundo onde a nossa esfera de preocupação é maior do que nunca, abrangendo todo o globo alimentado devido ao advento de notícias internacionais e da Internet. Enquanto isso nossa esfera de influência tem sido cada vez mais reduzida devido ao maior número de pessoas que coabitam o mundo simultaneamente e uma perda do senso de comunidade em muitas partes do mundo, mesmo com a unidade familiar quebrando sob uma variedade de tensões e pressões. No entanto, apesar de nossa incapacidade de influenciar o mundo, o Estado, a comunidade ou até mesmo nossas famílias, nós geralmente ainda temos um ambiente de vida o qual temos total controle.

O ambiente em que vivemos pode ser extremamente poluído com pessoas não islâmicas, cultura, normas, atividades proibidas e indulgências generalizada. Mas o ambiente que passamos as horas de comer, dormir e passar o tempo ocioso é de extrema importância, simplesmente porque temos a capacidade de controlá-lo. Nossas casas são uma parte crítica de nossa vida e a expressão “o lar é onde o coração está” mostra o grande papel que ele desempenha em nossa vida, no entanto, o mais importante, que deve ser o objetivo de aproximar de Allah (swt). Devemos transformar nossas casas para que lembrar de Allah Subhanahu-wa-Taala é onde nosso coração está, em última análise, experimentar a verdadeira paz e contentamento.

O que é uma casa islâmica? Uma casa moderna pode ser islâmica? As respostas a estas perguntas devem ser derivadas de pérolas de sabedoria da Sunnah do nosso amado Profeta Muhammad (SAW). Quase todos os princípios islâmicos aplicam à casa dado que é um lugar que nós gastamos muito do nosso tempo; e deve ser o nosso lugar de segurança, porto seguro, paz de espírito e de recuperação.

Atender às Necessidades da Vizinhança

Vizinhos não só merecem bondade, mas eles têm muitos direitos a ela. Deve-se ter em mente lembrar de seus vizinhos quando se considera a sua casa. Uma comunidade bem sucedida e positiva acontece quando vizinhos cuidam dos direitos uns dos outros e que poderia em última análise mudar o ambiente de toda a área. Há muitos direitos concedidos aos vizinhos que fazem os códigos de construção islâmicos, e etiqueta para os vizinhos quando cozinham ou depois de ter comprado frutas.

Narrou Samurah radi-allahu-anhu: O Mensageiro de Deus SAW disse: “O vizinho de uma casa tem mais direito à casa.” – Tirmidhi.

Os direitos são, na verdade, tão grandes que são enfatizados na Sunnah.

Mujahid radi-Allahu anhu narrou: “Abdullah bin Amr teve uma ovelha abatida para sua família, então quando ele chegou, ele disse:” Você deu um pouco para o nosso vizinho, o judeu? Você deu um pouco para o nosso vizinho, o judeu? Eu ouvi o Mensageiro de Allah (saws) dizendo: ‘Jibril continuou a me aconselhar sobre (o tratamento) dos vizinhos para que (gentilmente e educadamente), que eu pensei que ele iria me pedir (da parte de Allah) para torná-los herdeiros “-Tirmidhi..

O livro “Lições de Liderança da vida de Rasoolullah: técnicas comprovadas de como ter sucesso no mundo de hoje” por Shaykh Mirza Yawar Baig lista esses direitos em detalhes que o Mensageiro de Deus (saws) narrou ao Sahaba, que devemos ter em mente a manter essa tradição honrosa e nobre, mesmo tão difícil como pode ser, em nossas comunidades de estilo moderno:

1. Assistí-lo quando ele pede ajuda.
2. Dê-lhe um empréstimo, se ele precisar.

3. Ajude-o se ele é carente.

4. Visite-o quando ele está doente.

5. Acompanhe seu funeral quando ele morre.

6.Felicite-o em ocasiões felizes.

7. Console-o na adversidade.

8. Não construa sua casa maior do que a dele, sem a sua permissão para que sua ventilação não seja obstruída.

9. Se você comprar frutas, envie algumas para ele como um presente. Se você não pode fazer isso, leve a fruta para dentro sua casa escondida para que ele não possa vê-las. Não permita que seus filhos levem-nas para fora e comam abertamente no caso de os filhos dele verem e ficarem entristecidos.

10. Não deixe que a fumaça de sua casa entre na casa dele, fazendo com que ele se aborreça.

Atos de Adoração

O lar deve ser uma morada espiritual. Orações, súplicas, ghusl e wudu, adquirir conhecimento islâmico, recitar o Alcorão são apenas algumas das atividades espirituais que devem ser realizadas de forma rotineira. Não fazer isso irá transformar a casa em uma atmosfera negativa. Se você está voltando para casa depois de rezar na mesquita, então recomenda-se guardar as orações opcionais para a casa para trazer luz, bênçãos e anjos para ela.

Zaid bin Thabit radi-Allahu anhu narrou que: O Profeta SAW disse: “A oração mais virtuosa de vocês está em suas casas, com exceção da obrigatória.”. – Tirmidhi

Evitando Idolatria, Cães, Etc.

Retratos, estátuas e similares não devem ser exibidos sejam pinturas, esculturas, fotografias ou qualquer que seja a forma material. Os cães também não são permitidos em uma casa islâmica com a exceção de um cão de guarda quando a segurança é um problema. Algumas pessoas podem fazer esses tipos de erros, sem saber, por ignorância, especialmente em culturas onde é lugar comum. Limpar a casa destes tipos de coisas irá trazer benefício espiritual imediato.

Narrou Abu Talha radi-Allahu anhu: O (saws) Profeta disse: “Os anjos não entram em uma casa que tem quer um cão ou uma imagem nela.” – Al-Bukhari.

Simplicidade

Um aspecto muito importante da casa é praticar simplicidade. O Profeta (saws) não entrava em uma casa que era excessiva em adornos e enfeites deste mundo. A riqueza deve ser gasta onde for necessário; não de uma maneira em que você quer uma bela casa que é espiritualmente vazia e superficial em todos os outros aspectos.

Abu Umamah bin Tha’labah radi-Allahu anhu relatou: Os Companheiros do Mensageiro de Allah (saws) mencionou a vida do mundo antes dele. Ele (saws) disse: “Você não ouviu? Você não ouviu? Simplicidade (na vida) é parte da fé, a simplicidade é parte da fé. “- Abu Dawud.
Os móveis e comida também não precisam ser extravagantes elegantes ou excessiva. O princípio aplica-se para a casa e tudo o que está dentro da casa.

Lembrando de Allah e da outra vida

O objetivo final desta vida é adorar e agradar Allah Subhanahu-wa-Taala mantendo a outra vida como o objetivo e não qualquer pequenos benefícios da vida mundana. O Alcorão é muito firme sobre isso e, portanto, a nossa casa deve refletir isso, dada a quantidade de tempo gasto nela. Precisamos de lembretes para que não se esqueça Allah Subhanahu-wa-Taala e com o que Ele Subhanahu-wa-Taala nos abençoou, e a casa é um lugar essencial para eles. Estratégias específicas de manter o Alcorão à mão ou oração roupas nas proximidades ou um siwak ao lado do lugar onde se faz wudu, são dos muitos exemplos que serão analisados em detalhe mais adiante nesta série.

{Ó vós que credes! Invocai a Allah abundantemente.} (33:41)

Mantendo a esposa e criando os filhos

O tratamento da mulher e dos filhos é um fator determinante no Dia do Juízo Final, que pode fazer pender a balança. Assim, eles têm direitos que devem ser devidamente mantidos, tratados e priorizados. Se a casa não está fornecendo um ambiente espiritual positivo para a esposa e os filhos, então isso irá prejudicar toda a família.

Narrou ‘Abdullah bin ‘Umar radi-Allahu anhu: O Profeta saws disse: “Cada um de vocês é um guardião e cada um de vocês é responsável (por seus lares). Um governante é um guardião e é responsável (por seus assuntos); um homem é um guardião de sua família e responsável (por eles); a mulher é uma guardiã da casa de seu marido e ela é responsável (por ela), um escravo é um guardião da propriedade de seu mestre e é responsável (por ela). Cuidado! Todos vocês são os guardiões e são responsáveis (por seus lares).

Abu Sa’id radi-Allahu-anhu narrou , ‘Zainab, a esposa de Ibn Masud radi-Allahu-anhu veio e disse ao Profeta” Ó Mensageiro de Allah! Você nos mandou hoje para dar Sadaqah (caridade). Eu tenho algumas jóias minhas e queria dar como Sadaqah, mas Ibn Masud afirma que ele e seus filhos são os mais merecedores da minha Sadaqah. (merecem isso mais do que qualquer outra pessoa.) “O Mensageiro de Allah saws disse:” Ibn Masud está certo. Seu marido e seus filhos são mais merecedores. ” Relatado por Al-Bukhari.

Removendo extravagantes Indulgências do Mundo

Coisas como ouro e utensílios de prata e roupas de seda são indulgências que não são condizentes a termos neste mundo, mas essas coisas são para a vida futura. Até mesmo o tipo errado de música, televisão e / ou vídeo games podem muito poluir e prejudicar o meio ambiente de uma casa. Perdendo tempo, concentrando-se no materialismo excessivo e competindo em assuntos mundanos que são proibidos leva nosso foco para longe de competir nas boas ações para o futuro.

Foi narrado que Hudhaifah radi-Allahu-anhu disse: “O Mensageiro de Allah saws proibiu beber de vasos de ouro e de prata. Ele disse: “Eles são para eles neste mundo e para você na outra vida ‘.” – Sunan Ibn Majah

“Depois, sereis, em verdade, nesse dia, interrogados das delícias da vida.” – (At-Takathur 102:8)

Limpeza

A limpeza é a parte clara do Islã sem a qual nossas orações não são aceitas, a punição da sepultura se torna um risco sério e nossa saúde física e espiritual será degradada.

Abu Malik at-Ash’ari radi-Allahu anhu relatou: O Mensageiro de Allah (saws) disse: a limpeza é metade da fé e al-hamdulillah (Louvado seja Deus) preenche a escala, e SubhanAllah (Glória a Deus) e al-hamdulillah (Louvado seja Deus) preenche o que está entre os céus e a terra, e a oração é uma luz, e caridade é a prova (da fé) e a resistência é um brilho e o Alcorão é uma prova a seu favor ou contra você. Todos os homens saem no início da manhã e vendem-se, colocando-se, assim, livres ou destruindo-se. 1 – Muslim 223

Funcionalidade especialmente em termos de Segurança e Privacidade

O próprio Alcorão faz menção a segurança de uma casa e, portanto, é uma prioridade especialmente em termos de construção. A privacidade também é enfatizada, pois é uma grande parte da etiqueta da casa, quando se trata de mulheres e crianças, e as várias funções da porta de entrada, sala de estar, cozinha, quarto e banheiro. A funcionalidade deve ser maximizada com a segurança e privacidade sendo os princípios orientadores principais seguidos pela utilização da casa de uma maneira que se evite o desperdício.

“Então quem é melhor? Quem fundou sua edificação sobre piedade e agrado de Allah, ou quem fundou sua edificação à beira de encosta solapada, então, vem a desmoronar-se, com ele, no fogo da Geena? E Allah não guia o povo injusto. – (At-Tawbah 9:109).

Narrou Jabir radi-Allahu anhu: “. O Mensageiro de Deus (saws) proibiu que um homem dormisse em um terraço sem algo para obstruí-lo (para que ele não rolasse para fora e caísse)” – Tirmidhi

Buscando a perfeição

A casa é um lugar para ser aperfeiçoado de modo que a sua manutenção possa ser um ato de adoração e mais boas ações esperamos que virão dele não sendo distraídos ou nos prendermos em coisas sem importância. Ele precisa nos fazer produtivos para que possamos torná-lo nossa base para sermos firme no caminho de Allah Subhanahu-wa-Taala.

Abu Said (Al Khudri) radi-Allahu anhu relatou que o Profeta (saws) foi perguntado “quais os crentes que são mais perfeitos em matéria de fé? Ele respondeu: “Um homem que se esforça no caminho de Deus com a sua vida e propriedade e um homem que adora a Deus em um vale da montanha onde ele protege as pessoas de seu mal.” – Abu Dawud.

A casa islâmica requer um equilíbrio moderado e uma sensação espiritual para afastar o Shaitan – o rejeitado, e para promover uma atmosfera positiva, produtiva e estável, espiritual, intelectual e focada. Dispositivos eletrônicos modernos, como televisores, sistemas de jogos, computadores, rádios e afins devem ser atualmente muito restritos a poucos bons usos quando a maioria do que pode vir através deles são de outra forma totalmente materialista e enviam mensagens não-islâmicas. A casa não é um lugar para a preguiça, indulgência, pecados em segredo, o desperdício de tempo ou atos imundos.

A casa deve ser um lugar de culto, uma sala de aula, um lugar para cuidar das necessidades da vida, um lugar de relações com os familiares próximos, um lugar para descansar, um lugar para o trabalho, um lugar para se aproximar de Allah Subhanahu- wa-Taala mesmo quando ninguém mais pode ver, um lugar de pensamento, um lugar de educação firme e crianças muçulmanas justas. O lar é o lugar que sempre retornamos neste mundo, enquanto a próxima vida é o lugar que certamente voltaremos, depois de nossa morte. Assim, é um lugar de descanso temporário para nós dado como sustento de Allah Subhanahu-wa-Taala a qual devemos usar para se preparar para o lugar de descanso final por vir.

No futuro, as maneiras e etiqueta, juntamente com os detalhes específicos de cada parte da casa serão analisados, bem como algumas ferramentas que se tornariam excelentes lembranças (especialmente para aqueles que não têm acesso suficiente ao conhecimento autêntico) para maximizar sua proximidade de Allah Subhanahu-wa-Taala através de dua’as e ações de acordo com a Sunnah.

Que Allah Subhanahu-wa-Taala conceda casas cheias de bênçãos e misericórdia para todos aqueles que procuram seu favor. Amin

traduzido por Danielle Aisha
Fonte: http://blog.islamiconlineuniversity.com/the-modern-islamic-home-aspects-and-principles-part-i/


You have no rights to post comments