O caráter e comportamento de um muçulmano

O caráter islâmico é aquele que é sadio e reto; em termos de seus princípios, fundamentos e etiqueta, baseia-se na submissão e adesão aos ensinamentos do Islam, em obediência a Allah e Seu Mensageiro. É o caráter que aprende sua etiqueta e baseia seus princípios no Alcorão e na Sunnah. É o caráter que procura aplicar esses ensinos seguindo o exemplo das gerações anteriores da ummah e dos justos entre eles que conseguem grandes resultados naquele campo.

O islam tem muito interesse em descrever o caráter islâmico verdadeiro e confirma a importância de suas características principais que são baseadas no ensino islâmico sadio. O Islam discute uma grande parte das características desse caráter e seus fundamentos, e seu impacto no bem-estar dos indivíduos e comunidades, para que a imagem precisa do verdadeiro Islam, e seu impacto na vida das pessoas, possa ser apresentado.

O caráter islâmico é baseado na crença em Allah e Seus Mensageiros, e em Sua promessa e advertência, e na adesão à conduta islâmica de maneira completa, que inclui a veracidade, honestidade, castidade, modéstia, boa atitude, bondade para os vizinhos, apressando-se a fazer o bem, ajudar as pessoas a fazer o que é certo, abster-se de prejudicar os outros e demais aspectos da conduta islâmica.

A base do caráter islâmico é a crença em Allah e Seu Mensageiro, e submissão e cumprimento dos pareceres, princípios e etiqueta do Islam.

Ao longo dos séculos, o caráter islâmico foi submetido a campanhas malignas destinadas a distorcê-lo, deformá-lo e desprezá-lo. Por meio do que eles introduziram de filosofias e práticas culturais, os inimigos do Islam têm procurado retirar o Islam do coração das pessoas, de modo que o Islam não será mais o único fator na construção do caráter humano, e as pessoas deixarão de ver a sublimidade, perfeição e crença pura dos ensinamentos islâmicos. Assim, haverá distorções, alterações e mudanças, através das quais os inimigos de Allah procuram alcançar seus objetivos - os quais Allah nunca os deixará alcançar - de extinguir Sua luz e alterar Suas palavras.

O caráter islâmico de hoje não tem escolha senão aderir ao que seus antecessores aderiram, ou seja, a afirmação da Unicidade de Allah (tawhid) e um sólido compromisso e lealdade à Sua religião, bem como completa desautorização dos Seus inimigos e suas crenças e princípios, enquanto aderindo à sublime conduta que o Islam promove. O Mensageiro de Allah (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) disse: "Eu só fui enviado para aperfeiçoar boas maneiras e atitudes." Narrado por Ahmad (8729); classificado como sahih por al-Albaani em Sahih al-Jaami '(2349).

Conseguir isso pode ser alcançado educando as pessoas e ensinando-lhes crenças sólidas e como purificar suas almas em palavras e ações, com base nos princípios islâmicos e nos ensinamentos do Alcorão e da Sunnah. Allah, Exaltado seja, diz (interpretação do significado):

“Com efeito, Allah fez mercê aos crentes, quando lhes enviou um Mensageiro (Muhammad, que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) , vindo deles, o qual recita Seus versículos (do Alcorão), para eles, e os dignifica (purifica dos pecados ao seguirem-no), e lhes ensina o Livro (Alcorão) e a Sabedoria (Al-Hikmah, a sabedoria e a Sunnah do Profeta (que a paz e as bênçãos de Allah estejam sobre ele) (ou seja, seus modos lícitos, afirmações, atos de adoração, etc.)). E, por certo, antes, estavam em evidente descaminho” [Aal ‘Imraan 3:164].

Este caráter islâmico terá grandes aspirações por causa de sua fé e certeza e crença na promessa de Allah, e porque ele percebe a honra alcançada por ser um muçulmano e um seguidor dos Profetas. A aspiração do muçulmano será proporcional ao seu nível de fé e certeza, porque as ações estão ligadas àquilo que está estabelecido no coração da certeza, da fé e da crença. Isso é algo que está muito claro para todos em relação a qualquer questão.

De acordo com o nível de consciência do muçulmano de sua força, honra e orgulho, suas ambições vão aumentar e ele será de forte determinação, e seu compromisso religioso será sólido.

A programação neurolinguística, de acordo com aqueles que acreditam nela, é uma coleção de maneiras e métodos que são baseados em princípios psicológicos, com o objetivo de resolver alguns problemas psicológicos e ajudar as pessoas a alcançar maior sucesso em suas vidas. De acordo com seus promotores, aquele que se torna bem versado nos métodos desta escola de psicologia não precisa da ajuda de ninguém. Assim, ela pode ser um meio de terapia de autoajuda comportamental, que tenta elaborar um plano claro para o sucesso, então ela usa técnicas psicológicas para reforçar um comportamento bem-sucedido e tentar desfazer algumas velhas crenças que são diagnosticadas como um obstáculo para o desenvolvimento do indivíduo. Por isso é chamada programação, porque reprograma a mente.

Mas de fato, depois de examinar esta nova ciência e seus princípios fundamentais e em que se baseia, e o que ela resulta, percebemos que ela tem raízes na filosofia e certas crenças, e também faz lavagem cerebral no muçulmano e ensina-lhe ideias corruptas que são contrárias às crenças sólidas. Sábios contemporâneos emitiram muitas fatawa (decretos islâmicos) a respeito, e alguns especialistas proeminentes nos campos da psicologia e da psiquiatria também alertaram contra essa programação e destacaram seus efeitos negativos e o perigo que representa para o compromisso religioso e o caráter dos muçulmanos.

Para mais informação, por favor, consulte o livro Ma‘aalim ash-Shakhsiyyah al-Islamiyyah do Dr. ‘Umar Sulaymaan al-Ashqar. Outro livro importante sobre educação Islâmica é Manhaj at-Tarbiyyah al-Islamiyyah do Prof. Muhammad Qutub (que Allah o preserve); consulte também o seu livro Diraasaat fi’n-Nafs al-Insaaniyyah. Também te aconselhamos a ler o livro book Zahara Jil Salaah ad-Din do Dr. Maajid ‘Arsaan al-Kilaani.

E Allah sabe melhor.


You have no rights to post comments