Sunnah do ‘Eid

É verdade dizer que, embora muita informação sobre o jejum e o Ramadan tenha chegado ao nosso alcance - sendo autêntica ou não, conhecemos apenas um pouco sobre as etiquetas do eid

: o que nos foi recomendado a fazer neste dia e o que é obrigatório a se fazer.

Abaixo está uma breve lista de algumas das práticas prescritas para o eid.

SUNAN AL-‘EID

1. Isto foi estabelecido através do companheiro ibn ‘Umar, ele costumava a tomar banho na manhã do eid. O tabi’i, Sa’id ibn al Musayyib disse: "A sunnah do fitr são três: ir para o local de oração, comer antes de sair de casa e tomar banho" (Sahih – Al Firyabi e al-Irwa; 2/104).
2. É de conhecimento que o companheiro Ibn Umar usava a melhor roupa nos dois eids, como foi reportado por Ibn Hajr em seu Fathul-Bari (2/439).
3. É obrigatório para todos os muçulmanos, adultos e sãos, fazerem a oração do eid. O profeta, sallallaahu ‘alaihi wa sallam, e seus companheiros nunca cessavam de fazer isso e ele, sallallaahu ‘alaihi wa sallam, ordenou que todos, incluindo mulheres, crianças e idosos, comparecessem à oração do eid. Até mesmo mulheres em período menstrual devem comparecer ao local de oração para que possam participar das suas bênçãos (Bukhari e Muslim).
4. É sunnah comer tâmaras antes de sair para celebrar o eid, para mostrar publicamente que não estamos mais jejuando neste dia. O profeta, sallallaahu ‘alaihi wa sallam, não saía para celebrar o eid enquanto não houvesse comido algumas tâmaras (reportado por Anas bin Maalik e coletado no Sahih al-Bukhari e Ahmad; Eng. trans. vol.2 p.40 no.73).
5. É sunnah proferir o takbir em voz alta ao sair de casa para ir à oração do eid e repetir o takbir até a oração começar (Silsilatal- Ahadith-Sahihah nº 171).
6. É preferível fazer a oração do eid em um local aberto e não na mesquita, se for possível (Bukhari e Muslim).
7. Nem Adhan e nem Iqamah são feitos na oração do eid (reportado por Ibn ‘Abbas e Jaabir ibn ‘Abdullah e coletado no Sahih al- Bukhari; Eng. trans. vol.2 p.40).
8. É sunnah proferir os takbirs extras e dizer 'allahu akbar' sete vezes na primeira rak'ah e cinco vezes na segunda (Abu Dawud, Ahmad & outros). É preferível apenas levantar as mãos até os ombros depois do primeiro takbir e então colocá-las no peito. No entanto, é autenticamente narrado por Ibn ‘Umar radhiAllaahu ‘anhu que ele levantava as mãos sem qualquer takbir.
9. É sunnah tomar um caminho diferente para se dirigir ao local de oração, preferencialmente a pé. Jabir reportou que o profeta, sallallaahu ‘alaihi wa sallam, costumava voltar da oração do eid em um caminho diferente do que o utilizado na ida (Bukhari).


O QUE DIZER NO DIA DO EID


O profeta, sallallaahu ‘alaihi wa sallam, proferia o takbir em voz alta enquanto ia para o local de oração do eid. Não existe um hadith nos contando exatamente o que ele costumava dizer, mas Ibn Abi Shayhah narrou que Ibn Mas’ud, radhiAllaahu ‘anhu, costumava dizer o seguinte:

“Allahu Akbar, Allahu Akbar, La ilaha ilallah
Allahu Akbar, Allahu Akbar, wa lillahil-hamd”

“Allah é grandioso, Allah é grandioso, não há nada digno de adoração a não ser Ele. Allah é grandioso, Allah é grandioso, e a Ele pertencem todos os louvores”.

O profeta, sallallaahu ‘alaihi wa sallam, que nunca falou a seu próprio capricho, disse: "Três súplicas são respondidas: a súplica de alguém que jejua, a súplica de alguém oprimido e a súplica de um viajante." (Sahih – reportado por al-‘Uqaili em ad -Du’afa).
Portando, neste mês de Ramadan, existe pra você uma súplica que será respondida. Então aproveite esta oportunidade e clame profundamente por Allah durante este mês, e especialmente na hora de quebrar o jejum (iftar), o profeta, sallallaahu ‘alaihi wa sallam, disse: "Verdadeiramente, existe para a pessoa que jejua, quando quebra o jejum, uma súplica que não será rejeitada." (Reportado em Ibn Majah e outros. Declarado sahih por al-Busairi).
E esteja certo em seu coração de que seu du'a será aceito e saiba que Allah não responde a um coração negligente e desatento. Clame por Allah com súplicas por coisas boas e, esperançosamente, você irá ter coisas boas nesta vida e na outra.


Fonte: Ad-Dawah illallaah Magazine (Sunan do 'Eid), 9 de Setembro 2010.


You have no rights to post comments