Os Árabes tinham Conhecimento sobre Allah antes da Missão Profética?

Pergunta: Sabemos que o pai do nosso nobre Profeta chamava-se Abdullah e ele morreu antes do nascimento do Profeta ﷺ. Com base nisto, espero que você me explique o conceito que os árabes tinham sobre Allah antes da chegada do Profeta ﷺ. Será que eles entendiam o termo antes do nascimento do Profeta? Quais diferenças eles estabeleciam na distinção entre Allah e os ídolos, eles sabiam a diferença? Obrigado.

Resposta:

Louvado seja Allah.

Você deve saber que as sociedades árabes pré-islâmicas não professavam o ateísmo baseado na negação da existência de Allah, e não negavam a existência de um Mestre Criador e Provedor. Ao contrário, eles sabiam disso e conservavam alguns vestígios da religião de Abraão e mantinham laços com judeus e cristãos.

Mas o problema foi que eles não adoravam a Allah exclusivamente, a prática da adoração e do culto deve ser feita exclusivamente para Allah sem parceiros. Eles adoravam a outros deuses além de Allah, não porque essas divindades simbolizavam O Mestre Criador, O Provedor de sustento, mas porque, segundo eles, estas falsas divindades lhes serviam como intermediários entre eles e Allah e estavam mais próximas a Ele. É por isso que Allah disse: "Se perguntar-lhes quem criou os céus e a terra, dirão: Allah.", indicando que eles reconheciam Allah como O Criador. Muitos outros versículos revelam a sua adesão à unicidade de Allah, em seus atos (e soberania). Sua associação concerne o culto a falsas divindades (o fizeram dedicar adoração e o culto a outro além de Allah) conforme estabelecido pelo Altíssimo, o Transcendente:

"Não deve, porventura, ser dirigida a Allah a devoção sincera? Quanto àqueles que adotam protetores além d'Ele, dizendo: 'Nós só os adoramos para nos aproximarem de Allah'. (Alcorão 39:3), isso quer dizer que eles diziam: nós adoramo-los para que eles nos tragam para mais perto de Allah.

Sheikh Muhammed Salih Al-Munajjid

Fonte: IslamQA


You have no rights to post comments